O papel do produtor criativo no documentário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10152 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelo produtor criativo no processo produtivo do documentário português. Neste âmbito, é pertinente compreender os atributos que lhe estão subjacentes, a sua intervenção na conceção artística do documentário, a consequente influência que este exerce sobre o filme e, ainda, proceder à análise do impacto que os constrangimentos financeiros têm na estrutura produtiva do documentário, em Portugal. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com recurso ao estudo de caso do documentário “Pirotecnia” e a entrevistas realizadas a profissionais especializados no género, apresenta-se um projeto teórico prático que ilustra a importância do produtor criativo no documentário e da permanente relação de comunicação entre produtor e realizador. |
id |
RCAP_ca3701129f2d523503d8d36c8cd406e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do produtor criativo no documentário em PortugalProdutorCriatividadeProdutor criativoDocumentário"Pirotecnia"ProducerCreativityCreative producerDocumentaryEste estudo tem como principal objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelo produtor criativo no processo produtivo do documentário português. Neste âmbito, é pertinente compreender os atributos que lhe estão subjacentes, a sua intervenção na conceção artística do documentário, a consequente influência que este exerce sobre o filme e, ainda, proceder à análise do impacto que os constrangimentos financeiros têm na estrutura produtiva do documentário, em Portugal. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com recurso ao estudo de caso do documentário “Pirotecnia” e a entrevistas realizadas a profissionais especializados no género, apresenta-se um projeto teórico prático que ilustra a importância do produtor criativo no documentário e da permanente relação de comunicação entre produtor e realizador.This study aims to reflect on the role of the creative producer in the production process of the Portuguese documentary In this context, it is pertinent to understand the attributes that underlie it, its intervention in the artistic design of the documentary, the resulting influence it has on the film, and also to examine the impact that financial constraints have on the productive structure of the documentary in Portugal. Through a qualitative research of an exploratory nature, using the case study of the documentary "Pyrotechnics" and interviews with professionals specialized in genre, presents a theoretical and practical project that illustrates the importance of the creative producer on the documentary and the ongoing relationship communication between producer and director.Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Idalina da Assunção Ribeiro da2017-07-27T18:00:52Z2014-11-102014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10152TID:201721120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:17.936701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
title |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
spellingShingle |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da Produtor Criatividade Produtor criativo Documentário "Pirotecnia" Producer Creativity Creative producer Documentary |
title_short |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
title_full |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
title_fullStr |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
title_full_unstemmed |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
title_sort |
O papel do produtor criativo no documentário em Portugal |
author |
Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtor Criatividade Produtor criativo Documentário "Pirotecnia" Producer Creativity Creative producer Documentary |
topic |
Produtor Criatividade Produtor criativo Documentário "Pirotecnia" Producer Creativity Creative producer Documentary |
description |
Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelo produtor criativo no processo produtivo do documentário português. Neste âmbito, é pertinente compreender os atributos que lhe estão subjacentes, a sua intervenção na conceção artística do documentário, a consequente influência que este exerce sobre o filme e, ainda, proceder à análise do impacto que os constrangimentos financeiros têm na estrutura produtiva do documentário, em Portugal. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com recurso ao estudo de caso do documentário “Pirotecnia” e a entrevistas realizadas a profissionais especializados no género, apresenta-se um projeto teórico prático que ilustra a importância do produtor criativo no documentário e da permanente relação de comunicação entre produtor e realizador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-10 2014-11-10T00:00:00Z 2017-07-27T18:00:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10152 TID:201721120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10152 |
identifier_str_mv |
TID:201721120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472484892672 |