Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Neiva Maria Picinini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.13991
Resumo: Diariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional. Palavras-chave:Cenários de aprendizagem; Formação na graduação; Estudante de enfermagem.
id RCAP_ca37bf28d6274bcda990c7228539dfe8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiroArtigosDiariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional. Palavras-chave:Cenários de aprendizagem; Formação na graduação; Estudante de enfermagem.Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13991por2183-04520871-9187Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro DantasSantos, Neiva Maria Picininiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:04.491858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
title Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
spellingShingle Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Artigos
title_short Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
title_full Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
title_fullStr Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
title_sort Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro
author Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
author_facet Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Santos, Neiva Maria Picinini
author_role author
author2 Santos, Neiva Maria Picinini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Santos, Neiva Maria Picinini
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Diariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional. Palavras-chave:Cenários de aprendizagem; Formação na graduação; Estudante de enfermagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.13991
url https://doi.org/10.21814/rpe.13991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130225965006848