Suplementos alimentares e nutricionais em culturistas : caracterização do consumo e dos conhecimentos nutricionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12606 |
Resumo: | Introdução: Num contexto desportivo cada vez mais exigente e com os padrões estéticos cada vez mais exigentes socialmente falando, o consumo de suplementos alimentares, como auxiliares da performance de atletas, tem aumentado por aqueles que desejam melhorar a sua composição corporal. Objetivo: os objetivos gerais do presente estudo é caracterizar o consumo de SA e nutricionais, assim como avaliar os conhecimentos nutricionais em culturistas portugueses. Metodologia: Participaram deste estudo transversal 50 praticantes de culturismo do sexo masculino com idades compreendidas entre os 20 e 43 anos, por amostragem de conveniência. Os participantes responderam a um questionário no Google Forms, entre maio e junho de 2021, que continha questões de caracterização sociodemográfica, de caracterização do consumo de suplementos alimentares e sobre os conhecimentos nutricionais gerais e sobre nutrição desportiva. Resultados: Os suplementos alimentares mais utilizados foram a proteína de soro (98%), os ácidos gordos ómega-3 (86%), a vitamina D e a creatina (84%). Foi verificado maior nível de conhecimentos geral do que sobre nutrição desportiva, na qual menos de metade das respostas forem respondidas corretamente. Conclusão: Os culturistas referiram a toma de um amplo espectro de suplementos alimentares, principalmente a proteína do soro de leite, o ómega-3, a vitamina D e creatina. A falta de conhecimento dos atletas evidenciada nos resultados deste estudo reforça mais uma vez a necessidade do acompanhamento por profissional especializado em nutrição. |
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Suplementos alimentares e nutricionais em culturistas : caracterização do consumo e dos conhecimentos nutricionaisMESTRADO EM EXERCÍCIO E SAÚDEEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOEXERCÍCIO FÍSICOSUPLEMENTOS ALIMENTARESCULTURISMONUTRIÇÃOPHYSICAL EXERCISEDIETARY SUPPLEMENTBODYBUILDINGNUTRITIONPHYSICAL EDUCATIONSPORTIntrodução: Num contexto desportivo cada vez mais exigente e com os padrões estéticos cada vez mais exigentes socialmente falando, o consumo de suplementos alimentares, como auxiliares da performance de atletas, tem aumentado por aqueles que desejam melhorar a sua composição corporal. Objetivo: os objetivos gerais do presente estudo é caracterizar o consumo de SA e nutricionais, assim como avaliar os conhecimentos nutricionais em culturistas portugueses. Metodologia: Participaram deste estudo transversal 50 praticantes de culturismo do sexo masculino com idades compreendidas entre os 20 e 43 anos, por amostragem de conveniência. Os participantes responderam a um questionário no Google Forms, entre maio e junho de 2021, que continha questões de caracterização sociodemográfica, de caracterização do consumo de suplementos alimentares e sobre os conhecimentos nutricionais gerais e sobre nutrição desportiva. Resultados: Os suplementos alimentares mais utilizados foram a proteína de soro (98%), os ácidos gordos ómega-3 (86%), a vitamina D e a creatina (84%). Foi verificado maior nível de conhecimentos geral do que sobre nutrição desportiva, na qual menos de metade das respostas forem respondidas corretamente. Conclusão: Os culturistas referiram a toma de um amplo espectro de suplementos alimentares, principalmente a proteína do soro de leite, o ómega-3, a vitamina D e creatina. A falta de conhecimento dos atletas evidenciada nos resultados deste estudo reforça mais uma vez a necessidade do acompanhamento por profissional especializado em nutrição.Background: In an increasingly demanding sports context and with increasingly demanding aesthetic standards socially speaking, the consumption of food supplements as an aid to the performance of athletes have increased by those who wish to improve their body composition. Objective: The main objective of this study is to characterize the consumption of AS and nutrition, as well as to assess nutritional knowledge in Portuguese cultures, understand the sources of indication or advice and the real importance of a specialized and trained professional for its prescription. Procedures: Fifty male bodybuilding practitioners aged between 20 and 43 years participated in this cross-sectional study, selected through a selection criterion of convenience. Participants answered a questionnaire on Google Forms, between May and June 2021, which contained questions on sociodemographic characterization, characterization of dietary supplement consumption and on general nutritional knowledge and on sports nutrition Results: The most used food supplements were whey protein (98%), omega-3 fatty acids (86%), vitamin D and creatine (84%). It was verified a higher level of general knowledge than about sports nutrition, in which less than half of the main answers answered correctly. Conclusion: Bodybuilders referred to taking a wide spectrum of dietary supplements, mainly whey protein, omega-3, vitamin D and creatine. The athletes' lack of knowledge evidenced in the results of this study may be the reason why this audience is more susceptible and vulnerable to marketing associated with the supplementation industry, reinforcing once again the need for monitoring by a professional specialized in nutrition.2022-02-04T12:43:58Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12606TID:202795071porAlves, Rafael Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:32:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:07.570545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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