Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beleza, Pedro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43789
Resumo: O Relatório Final de Estágio tem como principal propósito retratar acerca do Estágio Professional inserido no 2º ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituo Piaget de Almada. Desta forma, este relatório abordará de forma crítica e fundamentada todo este processo de aprendizagem e ensino realizado ao longo do ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar, Direção de Turma e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, que remete para a elaboração de um estudo científico intitulando-se “Os Efeitos da Ameaça de estereótipo de Género na Aprendizagem Motora de Futebol na Educação Física”. A amostra do estudo de investigação foi constituída por 38 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, do 10º e 11º ano de uma escola secundária em Faro, tendo estes sido distribuídos aleatoriamente em três grupos: Estereótipo Positivo (8♀ e 5♂), Estereótipo Negativo (9♀ e 4♂) e Controlo (7♀ e 5♂). A todos os participantes foi aplicado um teste de retenção (Heidrich, 2013), que consistiu em percorrer um percurso em drible com a bola controlada. Cada participante dispôs de quinze tentativas para a realização da tarefa (sete na fase de aquisição e cinco na fase de retenção). Antes do momento da prática, os participantes receberam instruções acerca da tarefa, que a descrevia como envolvendo habilidades agilidade e coordenação, onde as mulheres têm um desempenho melhor que os homens (Grupo Estereótipo Positivo – GEP), ou como envolvendo habilidades de força e potência, onde os homens têm um desempenho melhor que as mulheres (Grupo Estereótipo Negativo – GEN). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de Estereótipo Positivo, Estereótipo Negativo e Controlo. Porém, no género masculino, observou-se uma melhoria no desempenho ao longo da prática na fase aquisição e retenção. Neste sentido, é possível concluir a não existência da influência da ameaça de estereótipo no desempenho motor da tarefa de futebol no género feminino nas aulas de Educação Física, bem como uma melhoria no desempenho motor da tarefa, por parte do género masculino, independentemente do estereótipo, durante a fase de aquisição e retenção.
id RCAP_ca615c57944a4490c4e6b251f02e99d5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação físicaEducação físicaEstágioReflexãoEstereótipo de géneroFutebolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final de Estágio tem como principal propósito retratar acerca do Estágio Professional inserido no 2º ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituo Piaget de Almada. Desta forma, este relatório abordará de forma crítica e fundamentada todo este processo de aprendizagem e ensino realizado ao longo do ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar, Direção de Turma e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, que remete para a elaboração de um estudo científico intitulando-se “Os Efeitos da Ameaça de estereótipo de Género na Aprendizagem Motora de Futebol na Educação Física”. A amostra do estudo de investigação foi constituída por 38 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, do 10º e 11º ano de uma escola secundária em Faro, tendo estes sido distribuídos aleatoriamente em três grupos: Estereótipo Positivo (8♀ e 5♂), Estereótipo Negativo (9♀ e 4♂) e Controlo (7♀ e 5♂). A todos os participantes foi aplicado um teste de retenção (Heidrich, 2013), que consistiu em percorrer um percurso em drible com a bola controlada. Cada participante dispôs de quinze tentativas para a realização da tarefa (sete na fase de aquisição e cinco na fase de retenção). Antes do momento da prática, os participantes receberam instruções acerca da tarefa, que a descrevia como envolvendo habilidades agilidade e coordenação, onde as mulheres têm um desempenho melhor que os homens (Grupo Estereótipo Positivo – GEP), ou como envolvendo habilidades de força e potência, onde os homens têm um desempenho melhor que as mulheres (Grupo Estereótipo Negativo – GEN). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de Estereótipo Positivo, Estereótipo Negativo e Controlo. Porém, no género masculino, observou-se uma melhoria no desempenho ao longo da prática na fase aquisição e retenção. Neste sentido, é possível concluir a não existência da influência da ameaça de estereótipo no desempenho motor da tarefa de futebol no género feminino nas aulas de Educação Física, bem como uma melhoria no desempenho motor da tarefa, por parte do género masculino, independentemente do estereótipo, durante a fase de aquisição e retenção.Rodrigues, PaulaRepositório ComumBeleza, Pedro2023-02-11T14:06:28Z2023-01-092023-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43789TID:203218000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.716416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
title Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
spellingShingle Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
Beleza, Pedro
Educação física
Estágio
Reflexão
Estereótipo de género
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
title_full Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
title_fullStr Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
title_full_unstemmed Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
title_sort Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física
author Beleza, Pedro
author_facet Beleza, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paula
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Beleza, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Reflexão
Estereótipo de género
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Reflexão
Estereótipo de género
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório Final de Estágio tem como principal propósito retratar acerca do Estágio Professional inserido no 2º ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituo Piaget de Almada. Desta forma, este relatório abordará de forma crítica e fundamentada todo este processo de aprendizagem e ensino realizado ao longo do ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar, Direção de Turma e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, que remete para a elaboração de um estudo científico intitulando-se “Os Efeitos da Ameaça de estereótipo de Género na Aprendizagem Motora de Futebol na Educação Física”. A amostra do estudo de investigação foi constituída por 38 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, do 10º e 11º ano de uma escola secundária em Faro, tendo estes sido distribuídos aleatoriamente em três grupos: Estereótipo Positivo (8♀ e 5♂), Estereótipo Negativo (9♀ e 4♂) e Controlo (7♀ e 5♂). A todos os participantes foi aplicado um teste de retenção (Heidrich, 2013), que consistiu em percorrer um percurso em drible com a bola controlada. Cada participante dispôs de quinze tentativas para a realização da tarefa (sete na fase de aquisição e cinco na fase de retenção). Antes do momento da prática, os participantes receberam instruções acerca da tarefa, que a descrevia como envolvendo habilidades agilidade e coordenação, onde as mulheres têm um desempenho melhor que os homens (Grupo Estereótipo Positivo – GEP), ou como envolvendo habilidades de força e potência, onde os homens têm um desempenho melhor que as mulheres (Grupo Estereótipo Negativo – GEN). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de Estereótipo Positivo, Estereótipo Negativo e Controlo. Porém, no género masculino, observou-se uma melhoria no desempenho ao longo da prática na fase aquisição e retenção. Neste sentido, é possível concluir a não existência da influência da ameaça de estereótipo no desempenho motor da tarefa de futebol no género feminino nas aulas de Educação Física, bem como uma melhoria no desempenho motor da tarefa, por parte do género masculino, independentemente do estereótipo, durante a fase de aquisição e retenção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-11T14:06:28Z
2023-01-09
2023-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43789
TID:203218000
url http://hdl.handle.net/10400.26/43789
identifier_str_mv TID:203218000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918719045632