I don’t know what the people do all day : a viagem e a paisagem no slow cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45375 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objectivo explorar o modo como a viagem e a paisagem se apresentam no slow cinema. Inicialmente será efectuada uma caracterização do slow cinema tendo como base alguns momentos importantes da história do cinema. Posteriormente, tentar se á compreender como é que essas características, bem como os conceitos de viagem e paisagem, surgem nos filmes Wendy and Lucy (2008) de Kelly Reichardt, Liverpool (2008) de Lisandro Alonso e Da xiang xi di er zuo (An Elephant Sitting Still, 2018) de Hu Bo. O slow cinema está associado a uma série de características formais, como os longos planos sequência e a uma determinada temporalidade, bem como a certos aspectos temáticos, como o foco em figuras marginais que, através da viagem e da consequente relação com a paisagem, procuram alterar as suas condições de vida. Para além da relação que o slow cinema estabelece com o road movie, iremos também verificar como este estilo se relaciona historicamente com movimentos cinematográficos como o Neorrealismo Italiano, o “First Durational Cinema” e o Cinema Transcendental. Este trabalho pretende analisar o modo como certas características e temáticas destes movimentos são abordadas actualmente no slow cinema. Assim, este estudo focar se á na leitura das viagens dos protagonistas e da sua relação com a paisagem, tendo em conta a sua marginalidade e as condições socioeconómicas que potenciam essa deslocação. Para além disso, pretende se ainda explorar a crítica à sociedade moderna presente em muitos dos filmes slow cinema. |
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I don’t know what the people do all day : a viagem e a paisagem no slow cinemaReichardt, Kelly, 1964-Alonso, Lisandro, 1975-Hu, Bo, 1988-2017Wendy and Lucy (Filme)Liverpool (Filme)An elephant sitting still (Filme)Cinema - Temas, motivosViagens - No cinemaPaisagem - No cinemaLentidão - No cinemaCinema - Produção e realizaçãoSlow cinemaTese de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste estudo tem como principal objectivo explorar o modo como a viagem e a paisagem se apresentam no slow cinema. Inicialmente será efectuada uma caracterização do slow cinema tendo como base alguns momentos importantes da história do cinema. Posteriormente, tentar se á compreender como é que essas características, bem como os conceitos de viagem e paisagem, surgem nos filmes Wendy and Lucy (2008) de Kelly Reichardt, Liverpool (2008) de Lisandro Alonso e Da xiang xi di er zuo (An Elephant Sitting Still, 2018) de Hu Bo. O slow cinema está associado a uma série de características formais, como os longos planos sequência e a uma determinada temporalidade, bem como a certos aspectos temáticos, como o foco em figuras marginais que, através da viagem e da consequente relação com a paisagem, procuram alterar as suas condições de vida. Para além da relação que o slow cinema estabelece com o road movie, iremos também verificar como este estilo se relaciona historicamente com movimentos cinematográficos como o Neorrealismo Italiano, o “First Durational Cinema” e o Cinema Transcendental. Este trabalho pretende analisar o modo como certas características e temáticas destes movimentos são abordadas actualmente no slow cinema. Assim, este estudo focar se á na leitura das viagens dos protagonistas e da sua relação com a paisagem, tendo em conta a sua marginalidade e as condições socioeconómicas que potenciam essa deslocação. Para além disso, pretende se ainda explorar a crítica à sociedade moderna presente em muitos dos filmes slow cinema.The main goal of this study is to explore the way the journey and the landscape are presented in slow cinema. Firstly, a characterization of slow cinema will be outlined taking into account some important moments from the history of cinema. Secondly, we try to understand how those aspects, as well as the concepts of journey and landscape, are featured in the films Wendy and Lucy (2008) by Kelly Reichardt, Liverpool (2008) by Lisandro Alonso and Da xiang xi di er zuo (An Elephant Sitting Still, 2018) by Hu Bo. Slow cinema is associated with many formal characteristics, such as the long take and a particular kind of temporality, and also with specific themes, including the attention given to marginal figures who, through their journey and relationship with the landscape, pursue a change of their living conditions. In addition to the relationship that slow cinema establishes with the road movie, we will see how this style is historically related to cinematographic movements such as the Italian Neorealism, the First Durational Cinema and Transcendental Cinema. We will also look at the way some themes and characteristics typical to these movements are currently approached in slow cinema. Thus, this analysis focuses on the protagonists’ journeys and their relationship with the landscape, considering how their marginality and socioeconomic conditions enhance the displacement. This study also intends to look at the criticism of modern society displayed in many slow cinema films.Rosário, FilipaRepositório da Universidade de LisboaFrancisco, André2020-12-16T09:56:43Z2020-11-272020-10-082020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45375TID:202553469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:49.979105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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