Reequacionar o atual perfil de competências em docência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47810 |
Resumo: | Face às transformações societais contemporâneas com impacto nas escolas, as instituições de formação de professores enfrentam novos desafios na preparação dos futuros profissionais de ensino. O regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto - Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) consubstancia-se e é regulado pelo Perfil Geral de Desempenho dos educadores e professores em Portugal (Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de Agosto). Procura-se neste artigo, ler o atual Perfil Geral de Desempenho à luz de um conjunto de referentes de competência profissional, construídos a partir das exigências educacionais da atualidade que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores societais de mudança, também eles aqui explicitados. Conclui-se pela análise do normativo legislativo - Perfil Geral de Desempenho dos Educadores e Professores em Portugal, que ele não reflete diretamente nem de forma clara algumas das transformações societais atuais. |
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