A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cláudia de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/36911
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
id RCAP_ca7d155f3c74e50a99d53df6265f9108
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística801.73159.923869.0820Humanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da LinguagemO tema deste trabalho de investigação é A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona – o diálogo inter-textual numa perspetiva linguística. Esta construção do Eu (em inglês, “self”, ou, em francês, “image de soi”) tem por base a relação do eu com o outro, partindo sempre do ponto de vista do narrador e o efeito que este pretende causar no seu alocutário por um lado, e considerando o diálogo inter-textual na como a forma como o mesmo narrador se relaciona com as vozes que traz para o seu próprio discurso, por outro. Esta perspetiva é desenvolvida tendo em conta o quadro teórico da Pragmática e da Análise do Discurso, cujos conceitos-chave serão aplicados à análise de quatro textos literários – contos – de duas autoras do universo da língua portuguesa e duas do universo língua e cultura anglófonas. A abordagem que encetamos na análise destes contos é uma forma ainda pouco disseminada de olhar o texto literário com vista a proporcionar uma análise mais completa e uma compreensão mais profunda do discurso que lhe é inerente, ao potenciar sinergias entre o ponto de vista da linguística e o ponto de vista da literatura. O corpus que integra este trabalho é composto por quatro contos: dois deles, “O Silêncio” de Sophia de Mello Breyner Andresen e “The Lady in the Looking-Glass: a Reflection” de Virginia Woolf, são de narração de terceira pessoa; e os outros dois, “Azul-cobalto” de Maria Teresa Horta e “Walker Brothers Cowboy” de Alice Munro são narrados na primeira pessoa e, portanto, de narrador autodiegético. O suporte teórico que sustenta a análise que pretendemos efetuar é essencialmente constituído por autores/linguistas da escola de tradição francesa como Amossy, Rabatel, Maingueneau, Monte ou Adam.The subject of this research is The construction of Self in Portuguese and Anglophone female authorship short story – inter-textual dialogue in a linguistic perspective ( A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona – o diálogo inter-textual numa perspetiva linguística). This construction of the Self (in French, “image de soi”) is developed through the interaction between the I or Self with the Other and supported by the inter-textual dialogue minding the theoretical field of Pragmatics and Discourse Analysis, whose conceptual models will be used in the analysis of four literary texts – short-stories – by two female authors from the Portuguese cultural and linguistic universe and two other female authors from the Anglophone cultural and Linguistic universe. This is a recent perspective of analysis concerning the literary text with the intention of giving the reader or the student a more complete analysis and a more profound comprehension of the literary discourse by stimulating a synergy between the point of view from Linguistics and the one of Literature. The corpus in which this work is based is composed of four short-stories as authentic discourses: two of them, “O Silêncio” (The Silence) by Sophia de Mello Breyner Andresen and “The Lady in the Looking-Glass: a Reflection” by Virginia Woolf, are narrated using the third person; the other two, “Azul-cobalto” (Cobalt-blue) by Maria Teresa Horta and “Walker Brothers Cowboy” by Alice Munro are narrated in the first person and thus, of auto-diegetic narrator. The theoretical support which sustains the analysis I intend to carry on is composed by authors/linguists from the Academic French tradition such as Amossy, Rabatel, Maingueneau, Monte or Adam.Marques, AldinaSnaith, AnnaFouto, CatarinaUniversidade do MinhoDias, Cláudia de Sousa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36911por201393212info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:43.214412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
title A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
spellingShingle A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
Dias, Cláudia de Sousa
801.73
159.923
869.0
820
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
title_full A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
title_fullStr A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
title_full_unstemmed A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
title_sort A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona: o diálogo intertextual numa perspectiva linguística
author Dias, Cláudia de Sousa
author_facet Dias, Cláudia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Aldina
Snaith, Anna
Fouto, Catarina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cláudia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 801.73
159.923
869.0
820
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic 801.73
159.923
869.0
820
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/36911
url http://hdl.handle.net/1822/36911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201393212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132263431012352