How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhal, Carlos André Gabriel do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/26008
Resumo: Hoje em dia, o futebol desempenha um papel vital na nossa sociedade, pois é o desporto mais praticado e consumido no mundo. Este desporto tem a particularidade de criar laços emocionais entre o desporto em si e seus adeptos. No entanto, ao longo dos anos, essa conexão emocional entre o futebol e seus adeptos tem sido um grande problema, a violência, especialmente o abuso verbal. Com este trabalho, procuramos entender quais são os motivos da violência no futebol, qual o impacto e quais as iniciativas para combatê-lo. Após estudar alguns tópicos relacionados à violência verbal no futebol, este trabalho enfocará o aspecto do marketing social e da responsabilidade social corporativa das instituições e clubes de futebol, a fim de nos fornecer uma certa tipologia sobre como prevenir a violência verbal nos estádios de futebol. O objectivo deste trabalho será criar um plano de marketing social para o Sporting Clube de Portugal, para prevenir abusos verbais no estádio do clube.
id RCAP_ca877520e05ab635330b7fa5d1852274
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/26008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de PortugalViolência no futebolMarketing SocialSporting Clube de PortugalProjeto de mestradoHoje em dia, o futebol desempenha um papel vital na nossa sociedade, pois é o desporto mais praticado e consumido no mundo. Este desporto tem a particularidade de criar laços emocionais entre o desporto em si e seus adeptos. No entanto, ao longo dos anos, essa conexão emocional entre o futebol e seus adeptos tem sido um grande problema, a violência, especialmente o abuso verbal. Com este trabalho, procuramos entender quais são os motivos da violência no futebol, qual o impacto e quais as iniciativas para combatê-lo. Após estudar alguns tópicos relacionados à violência verbal no futebol, este trabalho enfocará o aspecto do marketing social e da responsabilidade social corporativa das instituições e clubes de futebol, a fim de nos fornecer uma certa tipologia sobre como prevenir a violência verbal nos estádios de futebol. O objectivo deste trabalho será criar um plano de marketing social para o Sporting Clube de Portugal, para prevenir abusos verbais no estádio do clube.Nowadays, football plays a vital role in our society as it is the most practiced and consumed sport in the world. This sport has the particularity of creating emotional links between the sport itself and its supporters. However, over the years this emotional connection between football and its supporters has been a major problem, violence, especially verbal abuse. With this work, we seek to understand what are the reasons for violence in football, what is the impact and what are the initiatives to fight against it. After studying some topics related to verbal violence in football, this work will focus on the aspect of social marketing and the corporate social responsibility of football institutions and clubs in order to give us a certain typology on how to prevent verbal violence in football stadiums. The purpose of this work will be to create a social marketing plan for the Sporting Clube de Portugal to prevent verbal abuse in the club stadium.Ampudia de Haro, FernandoRepositório ComumPinhal, Carlos André Gabriel do2019-01-31T17:56:19Z2018-11-01T00:00:00Z2018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/26008202163296enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/26008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:20.559273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
title How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
spellingShingle How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
Pinhal, Carlos André Gabriel do
Violência no futebol
Marketing Social
Sporting Clube de Portugal
Projeto de mestrado
title_short How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
title_full How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
title_fullStr How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
title_full_unstemmed How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
title_sort How to prevent verbal violence in football stadiums: creation of a social marketing plan for Sporting Clube de Portugal
author Pinhal, Carlos André Gabriel do
author_facet Pinhal, Carlos André Gabriel do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ampudia de Haro, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinhal, Carlos André Gabriel do
dc.subject.por.fl_str_mv Violência no futebol
Marketing Social
Sporting Clube de Portugal
Projeto de mestrado
topic Violência no futebol
Marketing Social
Sporting Clube de Portugal
Projeto de mestrado
description Hoje em dia, o futebol desempenha um papel vital na nossa sociedade, pois é o desporto mais praticado e consumido no mundo. Este desporto tem a particularidade de criar laços emocionais entre o desporto em si e seus adeptos. No entanto, ao longo dos anos, essa conexão emocional entre o futebol e seus adeptos tem sido um grande problema, a violência, especialmente o abuso verbal. Com este trabalho, procuramos entender quais são os motivos da violência no futebol, qual o impacto e quais as iniciativas para combatê-lo. Após estudar alguns tópicos relacionados à violência verbal no futebol, este trabalho enfocará o aspecto do marketing social e da responsabilidade social corporativa das instituições e clubes de futebol, a fim de nos fornecer uma certa tipologia sobre como prevenir a violência verbal nos estádios de futebol. O objectivo deste trabalho será criar um plano de marketing social para o Sporting Clube de Portugal, para prevenir abusos verbais no estádio do clube.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01T00:00:00Z
2018-11-01T00:00:00Z
2019-01-31T17:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/26008
202163296
url http://hdl.handle.net/10400.26/26008
identifier_str_mv 202163296
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000659578880