Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachapuz, Antonio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Paixão, Fátima, Lopes, Bernardino, Guerra, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1293
Resumo: Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.
id RCAP_ca975b2e1f2328a1c1d617234b7f8650
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”Pesquisa em educação em ciênciaLinhas de pesquisaCiência-Tecnologia-SociedadeOrientações da pesquisaPerspectivas CTSNeste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.Universidade Federal de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCachapuz, AntonioPaixão, FátimaLopes, BernardinoGuerra, Cecília2012-06-11T11:04:34Z2008-032008-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1293porCACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49.1982-5153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.386538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
title Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
spellingShingle Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
Cachapuz, Antonio
Pesquisa em educação em ciência
Linhas de pesquisa
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Orientações da pesquisa
Perspectivas CTS
title_short Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
title_full Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
title_fullStr Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
title_full_unstemmed Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
title_sort Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
author Cachapuz, Antonio
author_facet Cachapuz, Antonio
Paixão, Fátima
Lopes, Bernardino
Guerra, Cecília
author_role author
author2 Paixão, Fátima
Lopes, Bernardino
Guerra, Cecília
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachapuz, Antonio
Paixão, Fátima
Lopes, Bernardino
Guerra, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação em ciência
Linhas de pesquisa
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Orientações da pesquisa
Perspectivas CTS
topic Pesquisa em educação em ciência
Linhas de pesquisa
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Orientações da pesquisa
Perspectivas CTS
description Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03
2008-03-01T00:00:00Z
2012-06-11T11:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1293
url http://hdl.handle.net/10400.11/1293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49.
1982-5153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785743110144