Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1293 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada. |
id |
RCAP_ca975b2e1f2328a1c1d617234b7f8650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”Pesquisa em educação em ciênciaLinhas de pesquisaCiência-Tecnologia-SociedadeOrientações da pesquisaPerspectivas CTSNeste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.Universidade Federal de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCachapuz, AntonioPaixão, FátimaLopes, BernardinoGuerra, Cecília2012-06-11T11:04:34Z2008-032008-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1293porCACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49.1982-5153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.386538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
title |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
spellingShingle |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” Cachapuz, Antonio Pesquisa em educação em ciência Linhas de pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade Orientações da pesquisa Perspectivas CTS |
title_short |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
title_full |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
title_fullStr |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
title_full_unstemmed |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
title_sort |
Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” |
author |
Cachapuz, Antonio |
author_facet |
Cachapuz, Antonio Paixão, Fátima Lopes, Bernardino Guerra, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima Lopes, Bernardino Guerra, Cecília |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cachapuz, Antonio Paixão, Fátima Lopes, Bernardino Guerra, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em educação em ciência Linhas de pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade Orientações da pesquisa Perspectivas CTS |
topic |
Pesquisa em educação em ciência Linhas de pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade Orientações da pesquisa Perspectivas CTS |
description |
Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03 2008-03-01T00:00:00Z 2012-06-11T11:04:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1293 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49. 1982-5153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785743110144 |