As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18909 |
Resumo: | O presente estudo centra-se na análise das condições materiais do desenvolvimento da educação física (EF) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico (1º ceb), com base nas perspetivas dos gestores das escolas com responsabilidades sobre este nível de ensino. Foram inquiridos através de um questionário, 14 professores do 1º ceb em funções de gestão na direção de Agrupamentos de Escolas na região de Aveiro (Portugal) que responderam às questões: i) “Como caracteriza a qualidade das condições materiais da área da EF nas escolas do 1º ceb do agrupamento (muito más; más; razoáveis; boas; muito boas ou excelente); ii) Porquê? (questão aberta); iii) qual o contexto de realização das aulas de EF mais utilizado?; iv Justifique (questão aberta). Os dados foram tratados em termos de análise de conteúdo e evidenciaram que os gestores identificaram uma diversidade de condições materiais para a EF nas escolas do 1º ceb, entre agrupamentos e também no interior de alguns agrupamentos. Há uma perceção global positiva sobre as condições materiais para o desenvolvimento da EF, apesar da diferenciação existente entre escolas. |
id |
RCAP_ca98df9cbbac00c81d0eac93d1c2474d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestoresescolas 1º cebgestorescondições materiaiseducação físicaO presente estudo centra-se na análise das condições materiais do desenvolvimento da educação física (EF) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico (1º ceb), com base nas perspetivas dos gestores das escolas com responsabilidades sobre este nível de ensino. Foram inquiridos através de um questionário, 14 professores do 1º ceb em funções de gestão na direção de Agrupamentos de Escolas na região de Aveiro (Portugal) que responderam às questões: i) “Como caracteriza a qualidade das condições materiais da área da EF nas escolas do 1º ceb do agrupamento (muito más; más; razoáveis; boas; muito boas ou excelente); ii) Porquê? (questão aberta); iii) qual o contexto de realização das aulas de EF mais utilizado?; iv Justifique (questão aberta). Os dados foram tratados em termos de análise de conteúdo e evidenciaram que os gestores identificaram uma diversidade de condições materiais para a EF nas escolas do 1º ceb, entre agrupamentos e também no interior de alguns agrupamentos. Há uma perceção global positiva sobre as condições materiais para o desenvolvimento da EF, apesar da diferenciação existente entre escolas.This study focuses on the analysis of the material conditions of the development of physical education (PE) in schools of elementary schools, based on the perspectives of managers of schools with responsibility for this level. Were surveyed through a questionnaire, 14 teachers of the elementary schools management functions toward school groups in the region of Aveiro (Portugal) who responded to the questions: i) “How do you characterize the quality of the material conditions of the EF area schools 1st ceb grouping (very bad, bad, reasonable, good, very good or excellent); ii) Why? (Open question); iii) that the realization of the context of PE classes most used ?; iv Justify (open question). The data were analyzed in terms of content analysis and showed that managers have identified a variety of material conditions for the PE elementary schools, between groups and also within some groups. There is a positive overall perception on the material conditions for the development of PE, in spite of the difference between schools.Cette étude porte sur l’analyse des conditions matérielles du développement de l’éducation physique (EF) dans les écoles du 1er cycle de l’enseignement fondamental (1er ceb), sur la base des points de vue des gestionnaires des écoles responsables de ce niveau. Ont été interrogés par le biais d’un questionnaire, 14 enseignants des fonctions de gestion envers les groupes scolaires dans la région d’Aveiro (Portugal) qui ont répondu aux questions suivantes: i) «Comment caractérisez-vous la qualité des conditions matérielles des écoles de la région EF 1er regroupement (très mauvais, mauvais, raisonnable, bon, très bon ou excellent); ii) Pourquoi? (Question ouverte); iii) que la réalisation du contexte des classes de PE plus utilisé?; iv) Justifier (question ouverte). Les données ont été analysées en termes d’analyse de contenu et ont montré que les gestionnaires ont identifié une variété de conditions matérielles pour les écoles EF du 1er ceb, entre les groupes et aussi au sein de certains groupes. Il y a une perception globale positive sur les conditions matérielles pour le développement du PE, en dépit de la différence entre les écoles.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2017-11-20T19:55:05Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18909por1647-3582Neves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:36Zoai:ria.ua.pt:10773/18909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:45.595765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
title |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
spellingShingle |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores Neves, Rui escolas 1º ceb gestores condições materiais educação física |
title_short |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
title_full |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
title_fullStr |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
title_full_unstemmed |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
title_sort |
As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB: um olhar qualitativo dos gestores |
author |
Neves, Rui |
author_facet |
Neves, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolas 1º ceb gestores condições materiais educação física |
topic |
escolas 1º ceb gestores condições materiais educação física |
description |
O presente estudo centra-se na análise das condições materiais do desenvolvimento da educação física (EF) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico (1º ceb), com base nas perspetivas dos gestores das escolas com responsabilidades sobre este nível de ensino. Foram inquiridos através de um questionário, 14 professores do 1º ceb em funções de gestão na direção de Agrupamentos de Escolas na região de Aveiro (Portugal) que responderam às questões: i) “Como caracteriza a qualidade das condições materiais da área da EF nas escolas do 1º ceb do agrupamento (muito más; más; razoáveis; boas; muito boas ou excelente); ii) Porquê? (questão aberta); iii) qual o contexto de realização das aulas de EF mais utilizado?; iv Justifique (questão aberta). Os dados foram tratados em termos de análise de conteúdo e evidenciaram que os gestores identificaram uma diversidade de condições materiais para a EF nas escolas do 1º ceb, entre agrupamentos e também no interior de alguns agrupamentos. Há uma perceção global positiva sobre as condições materiais para o desenvolvimento da EF, apesar da diferenciação existente entre escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-11-20T19:55:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18909 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137588926218240 |