Atribuição de portas de embarque em aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Tânia Sofia Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38626
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling Atribuição de portas de embarque em aeroportosPortas de embarqueAeroportos -- organizaçãoDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraA importância crescente do uso dos transportes aéreos para movimentar passageiros e carga tem vindo a colocar pressão extra sobre os aeroportos e obrigar a novas abordagens na atribuição dos voos a portas de embarque. Neste trabalho mostram-se duas abordagens possíveis à atribuição dos voos: uma considerando a minimização do total das distâncias a percorrer pelos passageiros nos terminais e a outra maximizando os passageiros servidos por portas de embarque. Das duas abordagens escolhidas, desenvolve-se a da maximização dos passageiros servidos por portas, criando um modelo capaz de atribuir os voos tendo em conta as restrições geométricas do terminal, a possibilidade da retirada das aeronaves das portas de embarque, quando estas vão permanecer por longos períodos de tempo no aeroporto, assim como lidar com situações de congestionamento. A aplicabilidade do modelo foi testada usando como estudo de caso um dos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo. A rapidez de cálculo de modelo torna-o bastante versátil, podendo ser usado tanto para o planeamento a longo prazo das atribuições do voos, como lidar com imprevistos diariamente e em tempo real.The increasing importance of the use of air transportation to transit passengers and cargo has being placing extra pressure on the airports and forces new approaches in the gate assignment problem. In this paper, we present two possible approaches to gate assignment: one considers the minimization of total passenger walking distance inside the terminal and the other the maximization of the passengers served by gates. From the two chosen approaches, we developed the one that maximizes passengers served by gates, creating a model able to assign flights taking into account the terminal geometrical restrictions, the possibility of towing the aircraft from the gate, when it stays in the airport for long periods of time, as well as able to deal with congestion situations. The model applicability was tested using a terminal from São Paulo International Airport as our case study. The model calculation speed makes it extremely versatile, allowing it to be used to not just for long term assignment planning, as well as dealing in real-time with daily unexpected changes.2014-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38626http://hdl.handle.net/10316/38626TID:201659433porVentura, Tânia Sofia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:43.223243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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