Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8742 |
Resumo: | A realização deste trabalho surge no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa e com a finalidade da atribuição do Grau de Mestre em Enfermagem, após ser sujeito a defesa pública. Todo este percurso formativo foi alicerçado na aquisição de um conjunto de competências profissionais diferenciadas na área de especialização, as quais se edificaram num conjunto de objectivos gerais, preconizados pelo plano de estudos do curso. Neste sentido, emergiu a exigência de realização de um estágio, o qual constituiu a matriz para a consecução desses mesmos objectivos gerais e competências. Inerentemente a estes, instou a necessidade de erigir objectivos mais específicos e desenvolver actividades, atendendo às especificidades dos diferentes contextos assistenciais. Este relatório constitui o substrato de análise de todo o percurso desenvolvido e tem por fulcro um exercício crítico-reflexivo pessoal permanente, com recurso à evidência científica, o que constituíram o arrimo necessário em todo este processo e o qual seguramente contribuiu para o aperfeiçoamento da sua prática profissional. Atendendo a que o paradigma de assistência de enfermagem nesta área de especialização visa a promoção do bem-estar da díade criança/família e o seu desenvolvimento harmonioso, ao longo do ciclo de vida, inúmeros desafios se colocam. Neste sentido, a relação terapêutica fomentada na prática profissional de enfermagem não deve ser desvinculada da família e das suas necessidades, numa perspectiva abrangente e integrada de todos os domínios de intervenção (bio-psico-sócio-cultural), emergindo a necessidade de uma verdadeira relação de Parceria. Outro dos desafios que se impõe refere-se ao lidar com o sofrimento da criança e, invariavelmente da família, sendo fulcral o papel do profissional de enfermagem no apoio ao processo de coping inerente ao seu estado de transição. Assim, a prática do Cuidar nesta área de especialização não deve ser confinada ao conhecimento científico e habilidade técnica, mas sim deve extrapolar-se para uma outra dimensão tão ou mais importante, que corresponde à vertente relacional. Toda a aprendizagem experiencial vivenciada nos diversos contextos de estágio permitiu essa constatação e concorreu para o seu enriquecimento pessoal e profissional. |
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Este relatório constitui o substrato de análise de todo o percurso desenvolvido e tem por fulcro um exercício crítico-reflexivo pessoal permanente, com recurso à evidência científica, o que constituíram o arrimo necessário em todo este processo e o qual seguramente contribuiu para o aperfeiçoamento da sua prática profissional. Atendendo a que o paradigma de assistência de enfermagem nesta área de especialização visa a promoção do bem-estar da díade criança/família e o seu desenvolvimento harmonioso, ao longo do ciclo de vida, inúmeros desafios se colocam. Neste sentido, a relação terapêutica fomentada na prática profissional de enfermagem não deve ser desvinculada da família e das suas necessidades, numa perspectiva abrangente e integrada de todos os domínios de intervenção (bio-psico-sócio-cultural), emergindo a necessidade de uma verdadeira relação de Parceria. Outro dos desafios que se impõe refere-se ao lidar com o sofrimento da criança e, invariavelmente da família, sendo fulcral o papel do profissional de enfermagem no apoio ao processo de coping inerente ao seu estado de transição. Assim, a prática do Cuidar nesta área de especialização não deve ser confinada ao conhecimento científico e habilidade técnica, mas sim deve extrapolar-se para uma outra dimensão tão ou mais importante, que corresponde à vertente relacional. Toda a aprendizagem experiencial vivenciada nos diversos contextos de estágio permitiu essa constatação e concorreu para o seu enriquecimento pessoal e profissional.This work comes under the Post-Degree with Specialization in Nursing and Child Health Paediatrics, from Catholic University of Portugal and with the purpose of the award of the Degree of Master of Nursing, after being subjected to public defence. This entire training course was grounded in the acquisition of a differentiated set of professional skills in the area of specialization, which were built on a set of general objectives, recommended by the syllabus of the course. In this context, emerged the requirement to do a post-graduate training, which formed the matrix for achieving these general objectives and professional skills. Inherently to these, it urged the need to set up more specific objectives and develop activities, according to the specificities of the different care contexts. This report is the base point of the analysis of the entire developed course and it aims a permanent personal critical and reflective exercise, using the scientific evidence, which formed the necessary support in all this process and which surely contributed to the improvement of her professional practice. Having in mind the paradigm of nursing care in this area of specialization aims the promotion of the welfare of the dyad child / family and their harmonious development along the life cycle, countless challenges are placed. In this sense, the therapeutic relationship developed in the professional practice of nursing must not be detached from the family and their needs in a large and integrated view of all areas of intervention (bio-psycho-socio-cultural), the emerging need for real Partnership relationship. Another challenge which is issued refers when dealing with the suffering of the child, and invariably of the family, being extremely decisive the role of the nursing professional in supporting the coping process inherent to their transition state. Thus, the practice of Care in this area of expertise should not be confined to scientific knowledge and technical skill, but it must be extrapolated to another dimension as or more important, which matches with the relational aspect. All experiential learning experienced in various contexts of the post-graduate training allowed this observation and contributed to her personal and professional enrichment.Braga, Maria ClaraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Raquel Alexandra Azevedo2012-07-30T14:09:13Z2012-03-0920112012-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:56.649883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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