Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marcilio de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25770/artc.11066
Resumo: Trata-se de uma reflexão acerca do corpo e da dança no filme Carmen de Carlos Saura. A concepção de corpo evidenciado nessa pesquisa parte do pensamento de Merleau-Ponty que traz uma noção de corpo como uma extensão do mundo, mergulhado numa linguagem sensível que nos possibilita compreender a nossa relação com as coisas em nosso entorno, sem que haja a diferenciação entre o sujeito que olha e o objeto percebido, abarcando, dessa maneira, todo o sensível em si – o corpo como sensível exemplar. A concepção de dança está entrelaçada com as interfaces com o cinema num hibridismo de duas formas representativas de comunicação, que pode e deve utilizar a riqueza das suas possibilidades de material expressivo para construir narrativas, discursos, pensamentos e reflexões. O estatuto híbrido da associação entre dança e cinema permite construir um corpo fluido que tem o potencial de alterar e enriquecer nossas perspectivas artísticas/estéticas.
id RCAP_caca5ae0365e7171f7e9cde3b246ee72
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos SauraCorpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos SauraESSAYTrata-se de uma reflexão acerca do corpo e da dança no filme Carmen de Carlos Saura. A concepção de corpo evidenciado nessa pesquisa parte do pensamento de Merleau-Ponty que traz uma noção de corpo como uma extensão do mundo, mergulhado numa linguagem sensível que nos possibilita compreender a nossa relação com as coisas em nosso entorno, sem que haja a diferenciação entre o sujeito que olha e o objeto percebido, abarcando, dessa maneira, todo o sensível em si – o corpo como sensível exemplar. A concepção de dança está entrelaçada com as interfaces com o cinema num hibridismo de duas formas representativas de comunicação, que pode e deve utilizar a riqueza das suas possibilidades de material expressivo para construir narrativas, discursos, pensamentos e reflexões. O estatuto híbrido da associação entre dança e cinema permite construir um corpo fluido que tem o potencial de alterar e enriquecer nossas perspectivas artísticas/estéticas.2017-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25770/artc.11066eng1646-3463Vieira, Marcilio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T10:29:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
title Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
spellingShingle Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
Vieira, Marcilio de Souza
ESSAY
title_short Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
title_full Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
title_fullStr Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
title_full_unstemmed Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
title_sort Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura
author Vieira, Marcilio de Souza
author_facet Vieira, Marcilio de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ESSAY
topic ESSAY
description Trata-se de uma reflexão acerca do corpo e da dança no filme Carmen de Carlos Saura. A concepção de corpo evidenciado nessa pesquisa parte do pensamento de Merleau-Ponty que traz uma noção de corpo como uma extensão do mundo, mergulhado numa linguagem sensível que nos possibilita compreender a nossa relação com as coisas em nosso entorno, sem que haja a diferenciação entre o sujeito que olha e o objeto percebido, abarcando, dessa maneira, todo o sensível em si – o corpo como sensível exemplar. A concepção de dança está entrelaçada com as interfaces com o cinema num hibridismo de duas formas representativas de comunicação, que pode e deve utilizar a riqueza das suas possibilidades de material expressivo para construir narrativas, discursos, pensamentos e reflexões. O estatuto híbrido da associação entre dança e cinema permite construir um corpo fluido que tem o potencial de alterar e enriquecer nossas perspectivas artísticas/estéticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25770/artc.11066
url https://doi.org/10.25770/artc.11066
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301483236098048