Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175
Resumo: Atualmente a formação de leitores é assumida enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se, aliás, enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Nesta comunicação, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum no desenvolvimento e planificação de atividades de motivação para a leitura; ii) refletir sobre o papel que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de futuros leitores; iii) indagar qual a importância que os estudantes futuros profissionais da Educação lhe atribuem no que se refere à consolidação de tal formação. Os participantes neste estudo foram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, tendo sido utilizados como instrumentos as reflexões levadas a cabo por tais estudantes, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para darem cumprimento a tal objetivo.
id RCAP_cacb863cdfdaeb642b1f9bc5629a37a4
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicialAtualmente a formação de leitores é assumida enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se, aliás, enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Nesta comunicação, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum no desenvolvimento e planificação de atividades de motivação para a leitura; ii) refletir sobre o papel que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de futuros leitores; iii) indagar qual a importância que os estudantes futuros profissionais da Educação lhe atribuem no que se refere à consolidação de tal formação. Os participantes neste estudo foram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, tendo sido utilizados como instrumentos as reflexões levadas a cabo por tais estudantes, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para darem cumprimento a tal objetivo.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/175Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 56-68Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 56-68Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 56-68Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 56-682182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175/282https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175/304Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelão, Dulce2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.186664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
title Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
spellingShingle Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
Melão, Dulce
title_short Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
title_full Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
title_fullStr Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
title_full_unstemmed Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
title_sort Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
description Atualmente a formação de leitores é assumida enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se, aliás, enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Nesta comunicação, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum no desenvolvimento e planificação de atividades de motivação para a leitura; ii) refletir sobre o papel que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de futuros leitores; iii) indagar qual a importância que os estudantes futuros profissionais da Educação lhe atribuem no que se refere à consolidação de tal formação. Os participantes neste estudo foram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, tendo sido utilizados como instrumentos as reflexões levadas a cabo por tais estudantes, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para darem cumprimento a tal objetivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/175
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175/282
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/175/304
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 56-68
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 56-68
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 56-68
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 56-68
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453084471296