A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11400
Resumo: O presente trabalho de investigação visa caraterizar a segurança da plataforma continental nacional, segundo a dimensão de segurança (safety e security) e a dimensão de conhecimento científico. A justificação do tema é sustentada por argumentos que decorrem das atuais circunstâncias em que o país se encontra: profunda crise financeira com impacto na segurança; uma multiplicidade de entidades e organismos do Estado com atribuições nos espaços marítimos nacionais; quatro entidades com meios para atuar no mar; a falta de articulação; a obsolescência e falta de meios e capacidades; e a limitada capacidade de vigilância marítima. Sendo portanto oportuno efetuar a caraterização das capacidades e meios nacionais e dos fatores determinantes para a segurança da plataforma continental nacional. Em termos metodológicos o design da investigação consiste no “Estudo de Caso”, uma vez que permite efetuar uma análise detalhada e intensiva do objeto de estudo. A estratégia de pesquisa é mista (quantitativa e qualitativa) e o raciocínio de análise hipotético-dedutivo. Foram ainda efetuadas entrevistas diretivas ou semiestruturadas a personalidades com responsabilidades na segurança da plataforma continental pertencentes a entidades e/ou organismos do Estado. Concluímos que, não obstante as capacidades e meios nacionais de vigilância remota possuírem limitação na cobertura espacial dos espaços marítimos, e os meios oceânicos de patrulha e fiscalização e de conhecimento científico se encontrem obsoletos e serem atualmente insuficientes ou inexistentes, Portugal, tem vindo a garantir a soberania e a jurisdição dos espaços marítimos nacionais. No entanto, se não se investir na continuidade destas capacidades, o país corre risco de não garantir autonomamente a segurança e o conhecimento científico da plataforma continental, ficando dependente dos parceiros da UE e/ou da OTAN, transformando-se, nestas circunstâncias, num Estado protegido. Abstract: The aim of this research is to characterize the security in the national continental shelf, according to the security dimension (safety and security) and the dimension of scientific knowledge. The rationale behind this theme is supported by arguments arising from the current circumstances of the country: severe financial crisis with impact on security; a multitude of entities and state agencies with responsibilities in the national maritime areas; four entities with means to act at sea; lack of coordination; obsolescence and lack of resources and capabilities; and the limited maritime surveillance capability. In these circumstances is appropriate to conduct a survey of the capabilities and national means and the factors that determine the national security of the continental shelf. Methodologically the research design is the "Case Study", since it allows detailed and intensive analysis to the observed state entities and organizations. The research strategy is mixed (quantitative and qualitative), and the reasoning analysis hypothetical-deductive. We’re also, carried out, semi-structured interviews to individuals from state entities and/or organizations with responsibilities in the security of the continental shelf. We conclude that, although the national capabilities and means for monitoring the maritime spaces remotely have a limited coverage, and the ocean means for patrol, boarding and scientific surveys are obsolete and currently lacking or insufficient, Portugal has guaranteed the security of the continental shelf. However, for the continuity of these capacities, economic effort should be done. The fail in the security, planning and ordering of the continental shelf, Portugal can become dependent on the EU and / or NATO partners and, under these circumstances, can become a protected state and loses Sovereignty at sea.
id RCAP_cad186b5aef9bde70e0a881a1a6d85c4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacionalPlataforma ContinentalCapacidadesMeiosSegurançaSoberaniaContinental ShelfCapabilitieMeansSecuritySovereigntyO presente trabalho de investigação visa caraterizar a segurança da plataforma continental nacional, segundo a dimensão de segurança (safety e security) e a dimensão de conhecimento científico. A justificação do tema é sustentada por argumentos que decorrem das atuais circunstâncias em que o país se encontra: profunda crise financeira com impacto na segurança; uma multiplicidade de entidades e organismos do Estado com atribuições nos espaços marítimos nacionais; quatro entidades com meios para atuar no mar; a falta de articulação; a obsolescência e falta de meios e capacidades; e a limitada capacidade de vigilância marítima. Sendo portanto oportuno efetuar a caraterização das capacidades e meios nacionais e dos fatores determinantes para a segurança da plataforma continental nacional. Em termos metodológicos o design da investigação consiste no “Estudo de Caso”, uma vez que permite efetuar uma análise detalhada e intensiva do objeto de estudo. A estratégia de pesquisa é mista (quantitativa e qualitativa) e o raciocínio de análise hipotético-dedutivo. Foram ainda efetuadas entrevistas diretivas ou semiestruturadas a personalidades com responsabilidades na segurança da plataforma continental pertencentes a entidades e/ou organismos do Estado. Concluímos que, não obstante as capacidades e meios nacionais de vigilância remota possuírem limitação na cobertura espacial dos espaços marítimos, e os meios oceânicos de patrulha e fiscalização e de conhecimento científico se encontrem obsoletos e serem atualmente insuficientes ou inexistentes, Portugal, tem vindo a garantir a soberania e a jurisdição dos espaços marítimos nacionais. No entanto, se não se investir na continuidade destas capacidades, o país corre risco de não garantir autonomamente a segurança e o conhecimento científico da plataforma continental, ficando dependente dos parceiros da UE e/ou da OTAN, transformando-se, nestas circunstâncias, num Estado protegido. Abstract: The aim of this research is to characterize the security in the national continental shelf, according to the security dimension (safety and security) and the dimension of scientific knowledge. The rationale behind this theme is supported by arguments arising from the current circumstances of the country: severe financial crisis with impact on security; a multitude of entities and state agencies with responsibilities in the national maritime areas; four entities with means to act at sea; lack of coordination; obsolescence and lack of resources and capabilities; and the limited maritime surveillance capability. In these circumstances is appropriate to conduct a survey of the capabilities and national means and the factors that determine the national security of the continental shelf. Methodologically the research design is the "Case Study", since it allows detailed and intensive analysis to the observed state entities and organizations. The research strategy is mixed (quantitative and qualitative), and the reasoning analysis hypothetical-deductive. We’re also, carried out, semi-structured interviews to individuals from state entities and/or organizations with responsibilities in the security of the continental shelf. We conclude that, although the national capabilities and means for monitoring the maritime spaces remotely have a limited coverage, and the ocean means for patrol, boarding and scientific surveys are obsolete and currently lacking or insufficient, Portugal has guaranteed the security of the continental shelf. However, for the continuity of these capacities, economic effort should be done. The fail in the security, planning and ordering of the continental shelf, Portugal can become dependent on the EU and / or NATO partners and, under these circumstances, can become a protected state and loses Sovereignty at sea.IUMRepositório ComumLampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva2016-02-18T11:07:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11400TID:202996204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T04:40:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:52.395103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
title A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
spellingShingle A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva
Plataforma Continental
Capacidades
Meios
Segurança
Soberania
Continental Shelf
Capabilitie
Means
Security
Sovereignty
title_short A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
title_full A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
title_fullStr A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
title_full_unstemmed A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
title_sort A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacional
author Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva
author_facet Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Continental
Capacidades
Meios
Segurança
Soberania
Continental Shelf
Capabilitie
Means
Security
Sovereignty
topic Plataforma Continental
Capacidades
Meios
Segurança
Soberania
Continental Shelf
Capabilitie
Means
Security
Sovereignty
description O presente trabalho de investigação visa caraterizar a segurança da plataforma continental nacional, segundo a dimensão de segurança (safety e security) e a dimensão de conhecimento científico. A justificação do tema é sustentada por argumentos que decorrem das atuais circunstâncias em que o país se encontra: profunda crise financeira com impacto na segurança; uma multiplicidade de entidades e organismos do Estado com atribuições nos espaços marítimos nacionais; quatro entidades com meios para atuar no mar; a falta de articulação; a obsolescência e falta de meios e capacidades; e a limitada capacidade de vigilância marítima. Sendo portanto oportuno efetuar a caraterização das capacidades e meios nacionais e dos fatores determinantes para a segurança da plataforma continental nacional. Em termos metodológicos o design da investigação consiste no “Estudo de Caso”, uma vez que permite efetuar uma análise detalhada e intensiva do objeto de estudo. A estratégia de pesquisa é mista (quantitativa e qualitativa) e o raciocínio de análise hipotético-dedutivo. Foram ainda efetuadas entrevistas diretivas ou semiestruturadas a personalidades com responsabilidades na segurança da plataforma continental pertencentes a entidades e/ou organismos do Estado. Concluímos que, não obstante as capacidades e meios nacionais de vigilância remota possuírem limitação na cobertura espacial dos espaços marítimos, e os meios oceânicos de patrulha e fiscalização e de conhecimento científico se encontrem obsoletos e serem atualmente insuficientes ou inexistentes, Portugal, tem vindo a garantir a soberania e a jurisdição dos espaços marítimos nacionais. No entanto, se não se investir na continuidade destas capacidades, o país corre risco de não garantir autonomamente a segurança e o conhecimento científico da plataforma continental, ficando dependente dos parceiros da UE e/ou da OTAN, transformando-se, nestas circunstâncias, num Estado protegido. Abstract: The aim of this research is to characterize the security in the national continental shelf, according to the security dimension (safety and security) and the dimension of scientific knowledge. The rationale behind this theme is supported by arguments arising from the current circumstances of the country: severe financial crisis with impact on security; a multitude of entities and state agencies with responsibilities in the national maritime areas; four entities with means to act at sea; lack of coordination; obsolescence and lack of resources and capabilities; and the limited maritime surveillance capability. In these circumstances is appropriate to conduct a survey of the capabilities and national means and the factors that determine the national security of the continental shelf. Methodologically the research design is the "Case Study", since it allows detailed and intensive analysis to the observed state entities and organizations. The research strategy is mixed (quantitative and qualitative), and the reasoning analysis hypothetical-deductive. We’re also, carried out, semi-structured interviews to individuals from state entities and/or organizations with responsibilities in the security of the continental shelf. We conclude that, although the national capabilities and means for monitoring the maritime spaces remotely have a limited coverage, and the ocean means for patrol, boarding and scientific surveys are obsolete and currently lacking or insufficient, Portugal has guaranteed the security of the continental shelf. However, for the continuity of these capacities, economic effort should be done. The fail in the security, planning and ordering of the continental shelf, Portugal can become dependent on the EU and / or NATO partners and, under these circumstances, can become a protected state and loses Sovereignty at sea.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-02-18T11:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11400
TID:202996204
url http://hdl.handle.net/10400.26/11400
identifier_str_mv TID:202996204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IUM
publisher.none.fl_str_mv IUM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130133333803008