A formação de profissionais da informação em Portugal e Espanha: um contexto necessário para compreender a competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Elizete Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Armando Malheiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1505
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento no Brasil e na Europa e se propõe a contextualizar e refletir sobre a formação dos Profissionais da Informação nos países de Portugal e Espanha, cujo propósito destina-se a compreender a evolução dos modelos formativos que “moldam” ou caracterizam a competência em informação destes profissionais em sua prática e no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória na literatura produzida em Portugal e Espanha sobre a formação do Profissional da Informação e sobre a inserção do tema competência em informação nesse contexto. Os resultados mostram que a formação europeia está centrada até a segunda metade do século XX, na guarda patrimonial, num paradigma historicista e também tecnicista – conforme mencionam os pesquisadores portugueses da área, seja por meio da Library and Information Science ou da Archival Science. Novos desafios introduzem um novo contexto, o qual necessitará da reflexão sobre os modelos baseados na dimensão técnica, para novos modelos de produção e de consumo informacional baseados nas dimensões estética (sensibilidade e criatividade), ética (acesso e uso da informação) e política (preocupação com o outro, com o aprendizado informacional de si e do usuário).
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