A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagemann, Marina Castilho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19146
Resumo: The present dissertation discusses information management's relevance as a complementary resource in strategic management and decision-making in franchising companies. Therefore, as a general objective, this study sought to comprehend how franchising companies manage and utilize that information as an auxiliary tool for strategic management and decision-making. The dissertation has relevance in the professional sphere, as well as the academic, personal, and market spheres. With the intent to respond to the proposed objectives, the research methodology adopted is based on qualitative research, of an exploratory type, through bibliographic research and semi-structured interviews with franchisees and franchisors of different franchising networks operating in the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
id RCAP_cae5ff8b0d33e66fdd7d288a3dcef334
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchisingGestão estratégicaGestão da informaçãoPlanejamento estratégicoFranchisingStrategic managementInformation managementStrategic planningGestãoThe present dissertation discusses information management's relevance as a complementary resource in strategic management and decision-making in franchising companies. Therefore, as a general objective, this study sought to comprehend how franchising companies manage and utilize that information as an auxiliary tool for strategic management and decision-making. The dissertation has relevance in the professional sphere, as well as the academic, personal, and market spheres. With the intent to respond to the proposed objectives, the research methodology adopted is based on qualitative research, of an exploratory type, through bibliographic research and semi-structured interviews with franchisees and franchisors of different franchising networks operating in the state of Rio Grande do Sul, Brazil.A presente dissertação discorre acerca da relevância da gestão da informação como recurso auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão em redes de franchising. Logo, como objetivo geral, buscou-se compreender como as redes de franchising gerem e utilizam as informações como instrumento auxiliar para a gestão estratégica e tomada de decisão. Tal estudo possui relevância tanto no âmbito profissional, como no acadêmico, pessoal e de mercado. Com o intuito de responder aos objetivos propostos, a metodologia de investigação empregada baseia-se na vertente qualitativa de pesquisa, de tipo exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com franqueados e franqueadores de diferentes redes de franquias que atuam no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.Monteiro, Sérgio Gottling OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoHagemann, Marina Castilho2021-09-202023-10-25T00:00:00Z2021-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19146TID:202829774porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:12.058253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
title A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
spellingShingle A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
Hagemann, Marina Castilho
Gestão estratégica
Gestão da informação
Planejamento estratégico
Franchising
Strategic management
Information management
Strategic planning
Gestão
title_short A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
title_full A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
title_fullStr A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
title_full_unstemmed A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
title_sort A Utilização da gestão da informação como auxiliar na gestão estratégica e tomada de decisão: uma análise de redes de franchising
author Hagemann, Marina Castilho
author_facet Hagemann, Marina Castilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Sérgio Gottling Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Hagemann, Marina Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Gestão da informação
Planejamento estratégico
Franchising
Strategic management
Information management
Strategic planning
Gestão
topic Gestão estratégica
Gestão da informação
Planejamento estratégico
Franchising
Strategic management
Information management
Strategic planning
Gestão
description The present dissertation discusses information management's relevance as a complementary resource in strategic management and decision-making in franchising companies. Therefore, as a general objective, this study sought to comprehend how franchising companies manage and utilize that information as an auxiliary tool for strategic management and decision-making. The dissertation has relevance in the professional sphere, as well as the academic, personal, and market spheres. With the intent to respond to the proposed objectives, the research methodology adopted is based on qualitative research, of an exploratory type, through bibliographic research and semi-structured interviews with franchisees and franchisors of different franchising networks operating in the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20
2021-09-20T00:00:00Z
2023-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19146
TID:202829774
url http://hdl.handle.net/10400.22/19146
identifier_str_mv TID:202829774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131479982211072