A construção linguística da atenuação em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45855 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem |
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A construção linguística da atenuação em contexto pré-escolarAtenuaçãoCompetência comunicativaEstratégias atenuadorasEstratégias atenuadorasRelações interpessoaisPré-escolarColoquialidadeGénero discursivoMitigationCommunicative competenceMitigation strategiesInterpersonal relationsPreschoolColloquialismDiscursive genreHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da LinguagemEsta dissertação enquadra-se na área da análise dos discursos e pretende estudar A construção linguística da atenuação em contexto pré-escolar. Seguimos a perspetiva de Antonio Briz (1995, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2010b, 2012, 2014), que considera a atenuação uma categoria pragmática. É uma estratégia usada intencionalmente para alcançar os objetivos da interação e só pode ser determinada a partir do contexto. Briz define-a também como um mecanismo retórico, uma vez que é usada para convencer, conseguir algo, persuadir e evitar que as relações interpessoais e sociais sofram algum tipo de constrangimento. O uso de estratégias de atenuação faz, pois, parte da competência comunicativa dos falantes. Pretende-se analisar aspetos desta competência comunicativa e, em particular, os usos linguísticos ao serviço desta estratégia. Pretende-se, nomeadamente, responder a várias questões: 1. como é construída linguisticamente a atenuação no discurso dos interlocutores; 2. que tipo de estruturas linguísticas são usadas pelos participantes para a construção do seu discurso; 3. de que forma, estas estruturas linguísticas, influenciam a interação entre os participantes; 4. que tipo de interação se estabelece neste tipo de contexto. O corpus é composto por interações verbais orais espontâneas, gravadas numa instituição do pré-escolar, na sala das crianças de cinco anos de idade onde estão presentes 1 educadora, 1 auxiliar e um grupo de 23 crianças. Na análise damos especial atenção às características estruturais das interações, nomeadamente aos turnos, tomadas de turno e relações interpessoais entre os participantes. Estas características das interações educadora-criança, criança-educadora e criança-criança, permitem compreender melhor o uso da atenuação por parte dos intervenientes. Num segundo momento, a partir da proposta de Albelda & Cestero (2011), fazemos a análise das estratégias de atenuação e as suas características.This research framework is within the area of Discourse Analysis and intends to study The linguistic construct of mitigation in a preschool context. We follow the perspective of Antonio Briz (1995, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2010b, 2012, 2014) which considers mitigation a pragmatic category. It’s a strategy used intentionally to achieve the goals in interaction and can only be defined from the context. Briz defines it also as a rhetorical mechanism, since it is used to convince, to achieve something, to persuade and to avoid that interpersonal and social relations suffer some sort of constraint. The use of mitigation strategies is therefore part of the communicative competence of speakers. We intend to analyse aspects of this communicative competence and specifically the linguistic uses of this strategy. It is intended in particular to answer several questions: 1. how is attenuation linguistically constructed in the interlocutors is speech; 2. what kind of linguistic structures are used by the participants in the construction of their speech; 3. in which way these linguistic structures influence the interaction between the participants; 4. and which type of interaction is established in this type of context. The corpus is constituted by oral spontaneous verbal interactions, recorded in a pre-school institution, in the classroom of children with five years of age where there are a teacher, a education assistant and a group of 23 children. In the analysis we pay special attention to the structural characteristics of the interactions, particularly those shifts, taken in turn and interpersonal relationships among participants. These characteristics of interactions teacher-child, child-teacher and childchild, which allows us a better understanding of the use of mitigation by the participants. Secondly, from the proposed Albelda & Cestero (2011) we do the analysis of mitigation strategies and their characteristics.Marques, AldinaUniversidade do MinhoPeixoto, Mónica Sofia Louro2016-12-072016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45855por201676532info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:01.039877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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