Televisão e COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11864
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma a televisão nacional se pôde adaptar para continuar a produzir conteúdos televisivos, numa fase em que os normais procedimentos de trabalho enfrentaram bloqueios diversos. Em causa está a disseminação da pandemia pela COVID-19 no Mundo, em específico na sua primeira vaga de maiores infeções. O objetivo centra-se na observação aos métodos desenvolvidos pelos três canais generalistas em Portugal (RTP, SIC e TVI), de acordo com as soluções individuais apontadas por cada um, numa total reorganização do formato mediático, redesenhado em sucessivas adaptações suportadas pelo digital, numa fase em que, simultaneamente, se denotavam aumentos significativos do consumo televisivo. Com a televisão a vivenciar atualmente uma terceira fase de evolução do meio, a investigação estrutura-se em duas partes de análise. A primeira parte relata a evolução do contexto mediático da TV, desde a ‘Paleo-Televisão’, até à chegada à ‘Hiper-Televisão’, e a sua evolução para o digital. A segunda parte do trabalho faz uma vasta observação indireta às ações desempenhadas pelas emissoras televisivas já referidas, no sentido de elucidação das ações desempenhadas, em concreto as sucessivas alterações no campo da produção e apresentação em ecrã. Com essa observação, parte-se também para um levantamento mais completo dos conteúdos programáticos criados e transmitidos durante o período em análise, numa produção mais dependente das ferramentas digitais, com complemento pelas entrevistas a profissionais da área televisiva. As duas partes estão focadas no estudo dos conceitos que ligam o desenvolvimento do fenómeno televisivo aos atuais formatos assentes no predomínio tecnológico e digital, assim como na consecutiva transmediação e adaptação a diferentes noções estéticas de apresentação na TV. Aponta-se ainda que a evolução da TV por diferentes fases está em consonância com a periodicidade histórica da contemporaneidade, que trouxe profundas alterações aos comportamentos sociais, patenteadas no e pelo crescimento do setor mediático. As ideias concluídas tornaram possível compreender que a indústria televisiva em Portugal estava preparada para uma rápida modificação dos moldes mais tradicionais de produção para TV, mesmo que apanhada de surpresa. Os resultados obtidos fazem vislumbrar uma atitude desempenhada a curto-prazo, estando a televisão ainda muito interligada a todos os modos mais tradicionais que continuam a pautar o seu trajeto.
id RCAP_caefe91545c5c7b325bc985b03771f66
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Televisão e COVID-19Uma Contínua Adaptação ao Universo Mediático DigitalAdaptaçãoCovid-19Hiper-TelevisãoMorfologias DigitaisTelevisãoTransmediaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::JornalismoA presente dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma a televisão nacional se pôde adaptar para continuar a produzir conteúdos televisivos, numa fase em que os normais procedimentos de trabalho enfrentaram bloqueios diversos. Em causa está a disseminação da pandemia pela COVID-19 no Mundo, em específico na sua primeira vaga de maiores infeções. O objetivo centra-se na observação aos métodos desenvolvidos pelos três canais generalistas em Portugal (RTP, SIC e TVI), de acordo com as soluções individuais apontadas por cada um, numa total reorganização do formato mediático, redesenhado em sucessivas adaptações suportadas pelo digital, numa fase em que, simultaneamente, se denotavam aumentos significativos do consumo televisivo. Com a televisão a vivenciar atualmente uma terceira fase de evolução do meio, a investigação estrutura-se em duas partes de análise. A primeira parte relata a evolução do contexto mediático da TV, desde a ‘Paleo-Televisão’, até à chegada à ‘Hiper-Televisão’, e a sua evolução para o digital. A segunda parte do trabalho faz uma vasta observação indireta às ações desempenhadas pelas emissoras televisivas já referidas, no sentido de elucidação das ações desempenhadas, em concreto as sucessivas alterações no campo da produção e apresentação em ecrã. Com essa observação, parte-se também para um levantamento mais completo dos conteúdos programáticos criados e transmitidos durante o período em análise, numa produção mais dependente das ferramentas digitais, com complemento pelas entrevistas a profissionais da área televisiva. As duas partes estão focadas no estudo dos conceitos que ligam o desenvolvimento do fenómeno televisivo aos atuais formatos assentes no predomínio tecnológico e digital, assim como na consecutiva transmediação e adaptação a diferentes noções estéticas de apresentação na TV. Aponta-se ainda que a evolução da TV por diferentes fases está em consonância com a periodicidade histórica da contemporaneidade, que trouxe profundas alterações aos comportamentos sociais, patenteadas no e pelo crescimento do setor mediático. As ideias concluídas tornaram possível compreender que a indústria televisiva em Portugal estava preparada para uma rápida modificação dos moldes mais tradicionais de produção para TV, mesmo que apanhada de surpresa. Os resultados obtidos fazem vislumbrar uma atitude desempenhada a curto-prazo, estando a televisão ainda muito interligada a todos os modos mais tradicionais que continuam a pautar o seu trajeto.The core objective of this dissertation is to analyze how the Portuguese national television has adapted itself during the global COVID-19 pandemic. Furthermore, we aim to understand how the previous standard working procedures were modified, but also, how the three national generalist channels (RTP, SIC and TVI) had to reinvent themselves to create novel content methods and working procedures. In an era where the digital is already a reality, leastwise, this pandemic had the virtue to accelerate it in a total unexpected way. The television is currently experiencing its third evolution, therefore, this dissertation is mainly structured and focused in two main analysis parts. Firstly, the evolution of the media context since the ‘Network Era’ until the still in development, the ‘Post-Network Era’, and the continuous relation with digital platforms. Secondly, a deep observation to the aforementioned broadcasters to understand their reactions, how their content was affected, modified and presented to the viewers. The former part, is deeply focused not only in the understanding of how the television evolved during in between the eras but also on how the digitalization had and still has a great impact in the current one. The later part, along with the deep observation we also present a more complete survey to the created and transmitted contents during the analyzed period. This survey is supported by checking current tools used by the broadcasters and by gathering direct feedback from professionals in the television field. Both parts are interconnected since they are focused in the study of the concepts that link the development of the television phenomenon to the current formats based on technological and digital predominance. The previous analysis and initial conclusions lead us to understand that in one hand, the Portuguese television and professionals were prepared for a totally non expected modification of the traditional molds of TV production. However, on the other hand, the survey results demonstrate that the television is still very much interconnected to its traditional ways of operation.Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredouBibliorumLopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos2022-01-17T17:00:32Z2021-03-262021-01-132021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11864TID:202858650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:33.348047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Televisão e COVID-19
Uma Contínua Adaptação ao Universo Mediático Digital
title Televisão e COVID-19
spellingShingle Televisão e COVID-19
Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos
Adaptação
Covid-19
Hiper-Televisão
Morfologias Digitais
Televisão
Transmediação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
title_short Televisão e COVID-19
title_full Televisão e COVID-19
title_fullStr Televisão e COVID-19
title_full_unstemmed Televisão e COVID-19
title_sort Televisão e COVID-19
author Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos
author_facet Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Francisco Alexandre Lopes Figueiredo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Covid-19
Hiper-Televisão
Morfologias Digitais
Televisão
Transmediação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
topic Adaptação
Covid-19
Hiper-Televisão
Morfologias Digitais
Televisão
Transmediação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
description A presente dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma a televisão nacional se pôde adaptar para continuar a produzir conteúdos televisivos, numa fase em que os normais procedimentos de trabalho enfrentaram bloqueios diversos. Em causa está a disseminação da pandemia pela COVID-19 no Mundo, em específico na sua primeira vaga de maiores infeções. O objetivo centra-se na observação aos métodos desenvolvidos pelos três canais generalistas em Portugal (RTP, SIC e TVI), de acordo com as soluções individuais apontadas por cada um, numa total reorganização do formato mediático, redesenhado em sucessivas adaptações suportadas pelo digital, numa fase em que, simultaneamente, se denotavam aumentos significativos do consumo televisivo. Com a televisão a vivenciar atualmente uma terceira fase de evolução do meio, a investigação estrutura-se em duas partes de análise. A primeira parte relata a evolução do contexto mediático da TV, desde a ‘Paleo-Televisão’, até à chegada à ‘Hiper-Televisão’, e a sua evolução para o digital. A segunda parte do trabalho faz uma vasta observação indireta às ações desempenhadas pelas emissoras televisivas já referidas, no sentido de elucidação das ações desempenhadas, em concreto as sucessivas alterações no campo da produção e apresentação em ecrã. Com essa observação, parte-se também para um levantamento mais completo dos conteúdos programáticos criados e transmitidos durante o período em análise, numa produção mais dependente das ferramentas digitais, com complemento pelas entrevistas a profissionais da área televisiva. As duas partes estão focadas no estudo dos conceitos que ligam o desenvolvimento do fenómeno televisivo aos atuais formatos assentes no predomínio tecnológico e digital, assim como na consecutiva transmediação e adaptação a diferentes noções estéticas de apresentação na TV. Aponta-se ainda que a evolução da TV por diferentes fases está em consonância com a periodicidade histórica da contemporaneidade, que trouxe profundas alterações aos comportamentos sociais, patenteadas no e pelo crescimento do setor mediático. As ideias concluídas tornaram possível compreender que a indústria televisiva em Portugal estava preparada para uma rápida modificação dos moldes mais tradicionais de produção para TV, mesmo que apanhada de surpresa. Os resultados obtidos fazem vislumbrar uma atitude desempenhada a curto-prazo, estando a televisão ainda muito interligada a todos os modos mais tradicionais que continuam a pautar o seu trajeto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-26
2021-01-13
2021-03-26T00:00:00Z
2022-01-17T17:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11864
TID:202858650
url http://hdl.handle.net/10400.6/11864
identifier_str_mv TID:202858650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136404608909312