Pobreza e desigualdades como violação de direitos humanos: perceção de crianças do 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2974
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da área curricular de Prática de Ensino supervisionado, integrado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve-se o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2021/2022; apresenta-se o estudo de investigação desenvolvido; e faz-se uma reflexão global sobre todo o percurso desenvolvido. O estudo que intitulamos - Pobreza e desigualdades coo violação de direitos humanos - Perceção de crianças do 6.º ano de escolaridade – teve como principal objetivo perceber o que as crianças pensam quando se fala de pobreza e consciencializá-los de que podem ajudar e fazer a diferença na nossa sociedade. Deste modo, definiram-se três questões de investigação sendo estas: i): Qual é a perceção de crianças do 6º ano relativamente à pobreza e desigualdades? ii):Quais as consequências da pobreza e das desigualdades? iii):Quais as formas de lutar contra a pobreza e as desigualdades? Todas as atividades propostas durante o estudo, tinham o propósito de responder às questões referidas anteriormente, tendo em conta o caráter qualitativo. O trabalho seguiu uma metodologia de investigação qualitativa de proximidade com os participantes, usando como instrumentos de recolha de dados o questionário, a observação direta, os documentos produzidos pelos alunos e material audiovisual. Após a análise dos dados recolhidos , concluiu-se os alunos apresentam diferentes conceções sobre os conceitos trabalhados, algumas das quais muito próximas das realidades e experiências de vida de cada um, outras mais desenvolvida. Percebeu-se que a intervenção realizada com a turma permitiu aos alunos pensar, pesquisar, discutir e compreender melhor conceitos de pobreza, desigualdade, e situá-los no quadro do respeito pelos direitos humanos e da intervenção que cada um pode fazer para tornar o mundo um lugar mais humano e de paz.
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