Telecommunications mobile networks in Portugal: retrospective analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Paulo Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8711
Resumo: Portugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço Telefónico Móvel (STM) o que o torna num dos países mais interessantes para estudos relacionados com redes e serviços M´oveis. Neste contexto os estudos de mercado para determinar a taxa de penetração de um novo serviço / tecnologia tornam-se decisivos para as empresas uma vez que podem implicar custos elevados por vezes muito difíceis de rentabilizar. Apesar de já existir algum software que permite fazer modelação do comportamento de vários operadores de telecomunicações em determinados cenários, esses modelos têm em consideração padrões de comportamento teóricos e podem não estar inteiramente adaptados à realidade de cada mercado. Este trabalho procura melhorar esses padrões de comportamento fazendo uma análise retrospectiva ao mercado do STM desde a sua introdução em Portugal, em 1989, e assim fornecer dados mais precisos às ferramentas de modelação.
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spelling Telecommunications mobile networks in Portugal: retrospective analysisEngenharia de computadoresRedes de telecomunicaçõesTelecomunicações: Aspectos económicosPortugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço Telefónico Móvel (STM) o que o torna num dos países mais interessantes para estudos relacionados com redes e serviços M´oveis. Neste contexto os estudos de mercado para determinar a taxa de penetração de um novo serviço / tecnologia tornam-se decisivos para as empresas uma vez que podem implicar custos elevados por vezes muito difíceis de rentabilizar. Apesar de já existir algum software que permite fazer modelação do comportamento de vários operadores de telecomunicações em determinados cenários, esses modelos têm em consideração padrões de comportamento teóricos e podem não estar inteiramente adaptados à realidade de cada mercado. Este trabalho procura melhorar esses padrões de comportamento fazendo uma análise retrospectiva ao mercado do STM desde a sua introdução em Portugal, em 1989, e assim fornecer dados mais precisos às ferramentas de modelação.Portugal is one of the European Union (EU) countries with the highest penetration rate of Mobile Telecommunications Service (MTS) and that fact makes it one of the most interesting countries for conducting studies related to mobile networks and services. In this context, doing market research to determine the penetration rate of a particular new service / technology becomes crucial for companies, since it may involve high costs sometimes very difficult to monetize. Although there is already some software that models the behavior of several telecom operators in certain scenarios, these models take into account patterns of behavior based only on theory which may not be fully adapted to each market reality. This work seeks to improve those patterns of behavior by a making a retrospective market analysis of the MTS, since its introduction in Portugal in 1989 thus providing more accurate data for modeling tools.Universidade de Aveiro2012-06-25T13:57:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8711engFerreira, João Paulo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:34Zoai:ria.ua.pt:10773/8711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:42.091370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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