Desenvolvimento de uma heurística para a determinação de rotas de recolha e distribuição de produtos considerando múltiplos veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Daniel Amaro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40437
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
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spelling Desenvolvimento de uma heurística para a determinação de rotas de recolha e distribuição de produtos considerando múltiplos veículosTravelling Purchaser ProblemRotas de recolha e distribuição de produtosHeurísticaProgramação linear inteira mistaTrabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019Neste projeto, apresenta-se um problema de determinação de rotas de recolha e distribuição com escolha seletiva de mercados. Existe uma frota homogénea de veículos e existem pontos onde se faz a recolha de determinados produtos e, posteriormente, faz-se a distribuição pelos clientes, tendo estes uma dada procura que tem que ser satisfeita. Não é obrigatório visitar todos os pontos de recolha disponíveis. O objetivo é construir rotas para os veículos que partam de um depósito, passem por certos mercados para comprar os produtos, entreguem os produtos aos clientes e regressem ao depósito, de modo a minimizar a soma dos custos de aquisição dos produtos e dos custos de deslocação. Neste trabalho, faz-se uma breve referência a alguns problemas de determinação de rotas para veículos e à sua aplicação a casos reais. Apresenta-se, ainda, um modelo matemático em programação linear inteira mista. Desenvolve-se, para obter soluções admissíveis para este problema, uma heurística que é constituída por duas fases. A primeira fase consiste em criar rotas com um único cliente e com os mercados que o servem, tendo como base uma heurística desenvolvida para resolver o Travelling Purchaser Problem. Nesta primeira fase, constrói-se uma solução inicial, a qual é melhorada através de dois procedimentos: Market drop e Market exchange. A segunda fase consiste na fusão das rotas obtidas, juntando vários clientes na mesma rota, de modo a diminuir os custos de viagem. Os resultados computacionais são obtidos para dados gerados aleatoriamente, considerando duas áreas onde estão os clientes, o depósito e os mercados, dois tipos de probabilidade associados à existência de determinado produto em cada mercado e à probabilidade de a procura de determinado produto por parte de um cliente ser superior a zero e diferentes valores para número de mercados e procura. Fazse uma análise dos resultados obtidos em termos de média das melhorias percentuais quando se faz a fusão de rotas e em termos de tempos computacionais, considerando duas capacidades diferentes para os veículos.In this project, a pickup and delivery problem with selective choice of markets is presented. There is a fleet of homogenous vehicles which travels through pickup points to get certain products and then delivers them to the customers who have a certain demand that must be satisfied. It is not necessary to visit every available pickup point. The goal is to find a good, next to optimal, route for the vehicles that leave the depot, stop at certain markets where products are bought, deliver those products to the customers and then return to the depot, in order to minimize the sum of the purchasing costs and the travelling costs. In this project, a brief reference to some vehicle routing problems and some of its applications to the real world is made. A mixed integer linear programming model is presented. A heuristic is built to find feasible solutions for this problem. The heuristic consists of two phases, the first of which, consists of creating routes with a single customer and the markets which satisfy the customer’s demand. This phase is based on a heuristic for the Travelling Purchaser Problem where an initial feasible solution is found and improved upon through two procedures: Market Drop and Market Exchange. The second phase consists of merging the routes obtained beforehand, joining multiple customers in the same route, in order to decrease travelling costs. Some computational results were obtained for randomly generated data, considering two different areas for the depot, customers and markets, two different probabilities for the existence of a certain product in a certain market, two different probabilities for the existence of demand of a certain product for each customer and, lastly, different numbers of customers and markets. The results were analysed in regards to the average percentage improvements for the route merging, as well as regarding the computational time, considering two different maximum vehicle capacities.Fonseca, Maria da Conceição, 1956-Repositório da Universidade de LisboaMoura, Daniel Amaro2019-12-10T11:10:40Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40437TID:202388395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:08.669330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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