Literacia Digital: Estudo de Caso no Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Miguel P
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5310
Resumo: As ferramentas tecnológicas assumiram um papel fundamental na organização do trabalho nos diferentes setores de atividade. O domínio de competências digitais, entendidas enquanto capacidades reconhecidas para utilizar as tecnologias e meios digitais, tornou-se essencial, aos cidadãos, não apenas para a integração no mercado de trabalho, mas também para o pleno exercício da cidadania, tendo em conta as múltiplas plataformas disponíveis para acesso dos cidadãos a serviços, à informação e à comunicação. O presente trabalho tem como objetivo principal procurar estudar o impacto que a frequência de uma ação de formação de Literacia Digital provoca em adultos desempregados. Em termos metodológicos foi aplicado um inquérito por questionário a 262 formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, que frequentaram os cursos de Literacia Digital entre setembro de 2019 e julho de 2020. Intimamente associados ao objetivo principal surgiram os objetivos específicos desta pesquisa que são os seguintes: identificar se a idade e as habilitações escolares constituem barreiras à aprendizagem; confrontar a possibilidade de que a frequência de uma ação de formação de Literacia Digital, possa ser um fator determinante para o aumento do nível de Literacia Digital, no uso das novas tecnologias; perceber em que medida os cidadãos desempregados, após a frequência da ação, estão aptos a navegar nos portais digitais, no sentido de entender o sucesso da ação frequentada; visto que todos os formandos que participaram nas ações de formação de Literacia Digital estavam desempregados, aferir o impacto que esta teve, nomeadamente, se os dotou de mais competências para o mercado de trabalho, facilitando assim o seu ingresso/reingresso e por último, verificar se existem diferenças na opinião dos formandos acerca das perspetivas futuras do curso, em função do género e da duração da situação de desemprego. Através do estudo desenvolvido foi demonstrado que existe um impacto bastante positivo nos adultos desempregados que frequentaram uma ação de Literacia Digital.
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