Crédito bancário versus Crédito comercial: o caso das PME´s portuguesas: uma análise em dados de painel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Carolina Esteves Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7285
Resumo: Em Portugal, o tecido empresarial é composto, maioritariamente, por micro, pequenas e médias empresas nos diferentes setores de atividade económica. As dificuldades de financiamento a que estas empresas estão sujeitas decorrem da elevada opacidade informacional e dos obstáculos que enfrentam no acesso ao mercado de capitais. Deste modo, o recurso ao crédito bancário e ao crédito comercial, constituem as principais fontes de financiamento. O estudo tem como objetivo avaliar em que medida as PME’s portuguesas se financiam com recurso ao crédito bancário ou através do crédito comercial, identificar os seus indutores num período alargado de tempo (2010 – 2019). A análise será de caracter quantitativo com recurso à metodologia de dados em painel, com dados recolhidos a partir da SABI (Sistema de Análise de Balanços Ibéricos) e a PORDATA. Os resultados obtidos evidenciam que, de um modo geral, o conjunto de variáveis empresariais influenciam o crédito bancário e o crédito comercial, no entanto, a rendibilidade operacional e o crescimento do volume de negócios estabelecem uma relação direta com o crédito bancário, por sua vez, no crédito comercial não tem qualquer relevância estatística. Em relação às garantias prestadas e a liquidez geral estabelecem uma relação direta e positiva com o crédito bancário, por outro lado os indutores apresentam uma relação negativa com o crédito comercial. Relativamente ao indicador Z-score revela uma relação direta com o crédito bancário e o crédito comercial, no entanto, influencia negativamente o crédito bancário e positivamente o crédito comercial. O facto de a maioria dos trabalhos dedicarem a sua atenção a grandes empresas e mercados, leva-nos a concluir que, se mostra indispensável aprofundar o estudo destas questões no universo das empresas de menor dimensão que, julgamos, não se encontrar suficientemente tratada. Consideramos ainda que a insuficiência de estudos no contexto das empresas portuguesas constitui um impulso determinante na realização deste trabalho.
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