Comunicação digital nos territórios de baixa densidade: políticas, estratégias e desafios - um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Manuela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25883
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) vieram introduzir uma nova forma de sociedade, ou seja, a sociedade em rede, sendo por isso cada vez mais, alvo de pesquisas e estudos. O aumento exponencial da utilização de redes sociais e outras ferramentas de comunicação digital, ampliou significativamente os horizontes da comunicação, na medida em que alterou de forma considerável a forma como as organizações ou destinos turísticos divulgam, promovem e distribuem os seus produtos/serviços. Os territórios de baixa densidade, são por norma locais associados a inúmeras carências, tanto a nível demográfico, como económico e social. Assim sendo, e muito mais do que qualquer outro tipo de destino, estas regiões poderiam beneficiar, significativamente, destas ferramentas para potenciar o seu desenvolvimento, aumentar a visibilidade, alcançar novos mercados e atrair investimentos, melhorando, por consequência, a qualidade de vida da população residente. Posto isto, o objetivo da investigação passa por avaliar a presença online de três territórios de baixa densidade (Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Nova de Foz Côa) de forma a compreender as diferentes estratégias de comunicação utilizadas por cada um deles, tendo em conta o alinhamento existente entre as entidades públicas e privadas de cada município, individualmente. Neste âmbito, recorreu-se a uma abordagem de metodologia qualitativa, legitimada através da utilização da análise descritiva e entrevistas, a um conjunto de entidades dos setores público e privado, de cada um dos municípios. Os resultados obtidos demonstraram que os municípios em estudo, se encontram longe do potencial das possibilidades geradas pelos canais digitais, tendo sido sugeridas algumas reformulações nas suas estratégias de atuação com vista à sua melhoria.
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