As implicações do litoral e do interior na gestão das organizações sociais: estudo comparativo entre organizações com e sem fins lucrativos nas cidades de Aveiro e ViseuGestão das Organizações Sociais; Terceiro Setor; Organizações Sem Fins Lucrativos; Organizações Com Fins Lucrativos; Clima e Cultura Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Amado, Ana Rita dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8488
Resumo: A presente dissertação analisa na perspetiva da Gestão das Organizações Sociais (GOS) as possíveis diferenças entre Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) e Organizações Com Fins Lucrativos (OCFL) e ainda comparativamente, do interior para o litoral de Portugal. Sintetizando, foram efetuados dois estudos comparativos relativamente àquilo que são as implicações da gestão nestas organizações. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento sobre o Terceiro Setor e explorar as dinâmicas estabelecidas dentro de cada uma das instituições em estudo e, deste modo, poder contribuir para o desenvolvimento e implementação de práticas de Gestão que possam ser úteis, aprimorando a eficácia e eficiência. Ao longo deste estudo, indaga-se tematicamente as implicações da gestão das pessoas na organização (sejam clientes internos ou clientes externos). Ora, sendo um estudo comparativo, baseado numa abordagem quantitativa, a análise está estruturada em quatro capítulos, a saber: O primeiro capítulo diz respeito ao enquadramento teórico sobre o setor das Organizações Sociais, dada a relevância que este tem vindo a ganhar com os diferentes desafios sociais que surgem na sociedade contemporânea. O segundo capítulo corresponde à metodologia do estudo. A opção pela quantitativa justifica-se pela interrogação que os dois tipos de organizações contemplam (sem fins lucrativos e sem fins lucrativos) ou seja, saber se a gestão é menos eficaz e menos eficiente numa instituição com a tutela e supervisão da segurança social, ou se se preferir perguntar, se as equipas de trabalho estão menos motivadas e, portanto, insatisfeitas ou se, a nível remunerativo são posições mais atrativas, se ao nível do desempenho no trabalho existe algum reconhecimento, entre outras questões que envolvem a gestão da organização. O terceiro capítulo refere-se à apresentação dos dados, isto é, da análise às respostas dos inquéritos por questionários realizados aos diretores técnicos que desenvolvem funções de gestão nas organizações em estudo e, igualmente aos seus funcionários. O quarto e último capítulo, ou seja, na discussão dos resultados procurou-se, pois, perceber se existem e quais as implicações nas duas realidades distintas em cidades que têm praticamente a mesma dimensão em termos populacionais.
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