Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42983
Resumo: Este trabalho desenvolveu-se no contexto de uma tese/projeto final de mestrado em Design Management, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de uma investigação por projeto que visasse um modelo de negócio de um Hub criativo, eficaz e sustentável, orientado para a inovação social num contexto rural, periférico. O desenvolvimento deste modelo de negócio teve como referência o Creative Nature Hub, uma Associação Cultural e Criativa, sem fins lucrativos, situada no centro de Portugal, em concreto no concelho de Castelo Branco. Esta associação, como várias que emergem na Europa em contextos semelhantes, foca-se na Inovação e no Desenvolvimento do Território, recorrendo a processos colaborativos de networking e parcerias estratégicas para promover práticas de Investigação Aplicada centradas na Natureza e nas Pessoas que permitam práticas de inovação social já num novo paradigma contemporâneo. No final do processo de investigação, obteve-se uma proposta de negócio modular que evolui, permitindo a transformação e adaptação do projeto organizacional ao longo do tempo e espaço, dentro do novo paradigma da Economia Circular e da Sustentabilidade, visando uma melhor resposta às pessoas e às comunidades locais com a criação de novas oportunidades e, como consequência, proporcionar o seu bem-estar pessoal e social.
id RCAP_cb590077013884fb7a7de13acd69289b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative HubArte e DesignAtivismo criativoColaboraçãoEmpreendedorismoInovação socialSustentabilidadeEste trabalho desenvolveu-se no contexto de uma tese/projeto final de mestrado em Design Management, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de uma investigação por projeto que visasse um modelo de negócio de um Hub criativo, eficaz e sustentável, orientado para a inovação social num contexto rural, periférico. O desenvolvimento deste modelo de negócio teve como referência o Creative Nature Hub, uma Associação Cultural e Criativa, sem fins lucrativos, situada no centro de Portugal, em concreto no concelho de Castelo Branco. Esta associação, como várias que emergem na Europa em contextos semelhantes, foca-se na Inovação e no Desenvolvimento do Território, recorrendo a processos colaborativos de networking e parcerias estratégicas para promover práticas de Investigação Aplicada centradas na Natureza e nas Pessoas que permitam práticas de inovação social já num novo paradigma contemporâneo. No final do processo de investigação, obteve-se uma proposta de negócio modular que evolui, permitindo a transformação e adaptação do projeto organizacional ao longo do tempo e espaço, dentro do novo paradigma da Economia Circular e da Sustentabilidade, visando uma melhor resposta às pessoas e às comunidades locais com a criação de novas oportunidades e, como consequência, proporcionar o seu bem-estar pessoal e social.This work was developed in the context of a master's thesis/final project in Design Management, having as its main objective the development of a project investigation that aimed at a sustainable and effective business model of a Creative Hub, oriented towards social innovation, in a rural, peripheral context. The development of this business model was based on the Creative Nature Hub, a non-profit Cultural and Creative Association located in central Portugal, specifically in the municipality of Castelo Branco. This association, like several that emerge in Europe in similar contexts, focuses on Innovation and Territory Development, using collaborative networking processes and strategic partnerships to promote Applied Research practices focused on Nature and People that enable social innovative practices in a new contemporary paradigm. At the end of the investigation process, a modular business proposal that evolves was obtained, allowing the transformation and adaptation of the organizational project over time and space, within the new paradigm of Circular Economy and Sustainability, aiming a better response to people and to local communities by creating new opportunities and, as a consequence, providing for their personal and social well-being.Ferreira, Ana MargaridaRepositório ComumFerreira, Ângela Silva2023-01-05T14:51:14Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42983TID:203146808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:00:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:22.162583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
title Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
spellingShingle Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
Ferreira, Ângela Silva
Arte e Design
Ativismo criativo
Colaboração
Empreendedorismo
Inovação social
Sustentabilidade
title_short Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
title_full Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
title_fullStr Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
title_full_unstemmed Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
title_sort Inovação social e empreendedorismo cultural e artístico. Proposta de modelo de negócio para um Creative Hub
author Ferreira, Ângela Silva
author_facet Ferreira, Ângela Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ângela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e Design
Ativismo criativo
Colaboração
Empreendedorismo
Inovação social
Sustentabilidade
topic Arte e Design
Ativismo criativo
Colaboração
Empreendedorismo
Inovação social
Sustentabilidade
description Este trabalho desenvolveu-se no contexto de uma tese/projeto final de mestrado em Design Management, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de uma investigação por projeto que visasse um modelo de negócio de um Hub criativo, eficaz e sustentável, orientado para a inovação social num contexto rural, periférico. O desenvolvimento deste modelo de negócio teve como referência o Creative Nature Hub, uma Associação Cultural e Criativa, sem fins lucrativos, situada no centro de Portugal, em concreto no concelho de Castelo Branco. Esta associação, como várias que emergem na Europa em contextos semelhantes, foca-se na Inovação e no Desenvolvimento do Território, recorrendo a processos colaborativos de networking e parcerias estratégicas para promover práticas de Investigação Aplicada centradas na Natureza e nas Pessoas que permitam práticas de inovação social já num novo paradigma contemporâneo. No final do processo de investigação, obteve-se uma proposta de negócio modular que evolui, permitindo a transformação e adaptação do projeto organizacional ao longo do tempo e espaço, dentro do novo paradigma da Economia Circular e da Sustentabilidade, visando uma melhor resposta às pessoas e às comunidades locais com a criação de novas oportunidades e, como consequência, proporcionar o seu bem-estar pessoal e social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-05T14:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42983
TID:203146808
url http://hdl.handle.net/10400.26/42983
identifier_str_mv TID:203146808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130925627342848