Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7489
Resumo: Mestrado em Música – Direcção Coral
id RCAP_cb5d2f081d86e04653959af878ce237b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -Sé de ÉvoraManuel RebeloMagnificatMissa a 5Transcrição modernaÉvora cathedralModern transcriptionMestrado em Música – Direcção CoralManuel Rebelo permanece na actualidade como um dos compositores da Escola de Música da Sé de Évora cuja obra é praticamente desconhecida. A ausência quase total de transcrições de composições suas para notação moderna faz questionar a razão para tal facto. Com efeito, é pela mão de José Augusto Alegria que nos surgem transcritas apenas duas composições alegadamente de Manuel Rebelo: um Sanctus de uma missa a cinco vozes e um Regina Cœli Lætare a quatro. A primeira acha-­‐se como apêndice musical do volume «História da Escola de Música da Sé de Évora» e a segunda está patente no apêndice II do tomo «O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora», ambos da autoria do Cónego José Augusto Alegria. A existência de apenas duas obras em notação moderna, alegadamente de Rebelo, leva-­‐nos a olhar, em primeira instância, para a própria fonte usada por Alegria: o códice n. 3, que se encontra no arquivo da Sé de Évora. A sua digitalização, análise e observação farão parte dos objectivos desta investigação, assim como a transcrição do material considerado relevante e de atribuição possível a Rebelo: um Magnificat a quatro vozes patente no início do manuscrito (e verdadeiramente a única obra do códice que contém referência explícita ao compositor), e a missa a cinco, de onde foi transcrito o Sanctus referido. O necessário enquadramento histórico permitir-­‐nos-­‐á compreender a importância da figura de Rebelo no contexto do colégio dos moços do coro, as funções que desempenhava e os seus antecedentes e consequentes a nível estético-­‐musical. A apresentação pública do material transcrito – a par com outro já existente e de autores contemporâneos de Rebelo – constitui, em última análise, o derradeiro objectivo desta investigação, procurando dar a conhecer um dos grandes nomes da Sé de Évora, até hoje praticamente desconhecido.ABSTRACT - Manuel Rebelo remains as one of the Évora Cathedral Music School composers whose work is fairly unkown. The lack of modern transcriptions helps to raise questions about the lack of information regarding the composer. Only two works allegedly by Manuel Rebelo exist in modern notation, by the hand of José Augusto Alegria: a Sanctus of a mass for five voices and one Regina Cœli Lætare for four voices. The former is found as a musical appendix in “História da Escola de Música da Sé de Évora”, and the latter appears in appendix II of “O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora”, both by Cónego José Augusto Alegria. The existence of two allegedly Rebelo works in modern notation makes us wonder about the source used by Alegria: the Codex n. 3, which can be found at the Évora Cathedral archives. Its digitalization and analysis are part of this research, along with the modern notation transcription of the material that could be attributed to Rebelo: a four voice Magnificat which appears in the beginning of the manuscript (and the only one which has a clear written reference to the composer), and the five voice mass, from which Alegria appears to have transcribed the referred Sanctus. A required historical context will help to understand the role of Rebelo in the context of the Colégio dos Moços de Coro, along with the functions he was committed to and the background and consequences of his musical aesthetics. The public performance of the transcribed material – alongside with other works by his contemporary composers – is the ultimate goal of this research, as it will unveil one of the great names of Évora Cathedral Music School, virtually unknown at the present time.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaLourenço, PauloRees, OwenRCIPLTeixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes2017-11-13T11:25:55Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7489TID:201713004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:25.866888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
title Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
spellingShingle Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
Teixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes
Sé de Évora
Manuel Rebelo
Magnificat
Missa a 5
Transcrição moderna
Évora cathedral
Modern transcription
title_short Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
title_full Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
title_fullStr Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
title_full_unstemmed Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
title_sort Manuel Rebelo e a Escola de Música da Sé de Évora: - o Códice 3 -
author Teixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes
author_facet Teixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Paulo
Rees, Owen
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Pedro Miguel Pereira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Sé de Évora
Manuel Rebelo
Magnificat
Missa a 5
Transcrição moderna
Évora cathedral
Modern transcription
topic Sé de Évora
Manuel Rebelo
Magnificat
Missa a 5
Transcrição moderna
Évora cathedral
Modern transcription
description Mestrado em Música – Direcção Coral
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2017-11-13T11:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7489
TID:201713004
url http://hdl.handle.net/10400.21/7489
identifier_str_mv TID:201713004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133423948791808