O pensamento geométrico no 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/1278 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008 |
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O pensamento geométrico no 1º ano de escolaridadeEducaçãoDidáctica da matemáticaTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008Esta investigação tem como objectivo compreender como se desenvolve o pensamento geométrico dos alunos, no 1º ano de escolaridade, de forma a promover tarefas facilitadoras da sua evolução. Com este propósito considerei pertinente começar por investigar os conhecimentos geométricos dos alunos à chegada ao 1º ciclo. Entendendo por conhecimentos geométricos não apenas os conhecimentos relacionados com figuras e formas geométricas, mas também os aspectos relacionados com o raciocínio espacial, como a orientação e a visualização espacial, centrando este estudo nos aspectos da visualização e no conhecimento das figuras geométricas. Como forma de orientar o estudo formulei as seguintes questões de investigação, no sentido de compreender: 1) Que conhecimentos geométricos, nomeadamente relativos às capacidades de visualização e às formas geométricas, têm os alunos ao chegarem ao 1º ano?; 2) Como é que partindo dos conhecimentos informais se desenvolve o seu pensamento geométrico?; 3) De que forma os novos conhecimentos se relacionam com os conhecimentos que já possuem? O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados foi feita numa turma do 1º ano e todos os alunos estiveram envolvidos nas tarefas propostas, embora a observação se limitasse apenas a um grupo de quatro alunos. As sessões de trabalho decorreram de Novembro a Março, devido às interrupções lectivas (Natal e Carnaval), o que garantiu também que os dados fossem recolhidos em ambiente natural, sem os constrangimentos próprios de uma intervenção pontual de recolha de dados para investigação. A entrevista feita à professora, no início deste estudo com o objectivo de compreender a sua visão sobre o processo ensino/aprendizagem da Matemática, sobretudo da Geometria, assim como os registos áudio e vídeo das tarefas desenvolvidas nas aulas, os registos resultantes da observação participante e os documentos produzidos pelos alunos constituíram as principais fontes de recolha de dados. Os resultados obtidos permitem afirmar que os alunos à chegada ao 1º ano possuíam conhecimentos geométricos relativos às capacidades de visualização, mas em diferentes níveis de desenvolvimento, assim como algumas ideias sobre as figuras geométricas, ainda que nem todos os alunos conhecessem as quatro figuras que foram trabalhadas posteriormente. Constatei que os conhecimentos informais destes alunos influenciavam o desenvolvimento do seu pensamento geométrico e que nem todos se encontravam no mesmo nível de desenvolvimento. Com a aprendizagem das figuras geométricas, os alunos puderam relacionar os seus conhecimentos informais com os novos conhecimentos, estabelecendo uma relação entre eles, e desenvolvendo este tipo de pensamento. No final desta investigação os alunos tinham um desempenho correspondente ao esperado para Nível 1 Visualização (van Hiele, 1986) tendo aparentemente havido transição de nível num dos casos e nos outros um desenvolvimento dos seus conhecimentos dentro deste nível.This investigation aims to understand the development of 1st year pupils' geometrical thought in order to promote facilitating tasks of this evolution. Given this aim, it was important to start by investigating the geometrical knowledge of these students at their arrival at 1st Cycle. As geometrical knowledge it is meant, not only the aspects related to geometric shapes and figures, but also aspects related with spatial thinking, such as orientation and spatial visualization, focusing the present study on visualization aspects and geometric figures knowledge. As means to orientate the present study the following investigation questions were formulated: 1) Which geometrical knowledge, namely that related with visualization skills and geometric shapes, do pupils have when they arrive to the 1st year? 2) How does geometrical thought evolve stemming from informal knowledge?; 3) How does new knowledge relate with the knowledge pupils already have? This study has a qualitative approach based on case-studies. The data were collected in a 1st year class and all pupils were involved in the proposed tasks, even though the observation was confined to a group of four pupils. The work sessions took place from November to March, due to Christmas and Carnival holidays, what assured data were collected in a natural environment, without the inner constraints of a data collection for investigation. The main sources for the data collection were the interview to the teacher, done at the beginning of this study with the aim of understanding her vision on the Math teaching/learning process, mainly Geometry; the audio and video records of the tasks developed in the classroom; also the records stemming from the participant observation and the documents produced by the pupils. The obtained results allow to infer that at their arrival to the 1st year, pupils had geometrical knowledge concerning visualization skills though in different development levels and also some ideas about geometric figures, despite not all pupils knew the four figures which were studied later on. I realized these pupils' informal knowledge influenced the development of their geometrical thought and not all pupils were at the same level of development. By learning geometric figures, pupils were able to relate informal knowledge with new knowledge and develop this kind of thought. At the end of the present investigation, pupils had a performance corresponding to what is expected for Level 1 Visualization (van Hiele, 1986) apparently there was a transition of level in one of the cases and in the others a development of their knowledge within this level.Serrazina, Maria de Lurdes MarquêsRepositório da Universidade de LisboaTeixeira, Marta Susana Meireles2010-07-27T08:57:06Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1278porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562304info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:55.545948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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