Análise dinâmica de um capot de automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15383 |
Resumo: | Como já frequentemente divulgado por investigadores e projectistas em estruturas, as vibrações são um fenómeno presente em praticamente todos os casos de projeto estrutural, mesmo que a frequência associada ao fenómeno vibratório seja muito baixa. Sempre que há uma variação no tempo da causa perturbadora (sendo esta de origem mecânica, como forças ou momentos), é expectável que a estrutura vibre, mesmo que fenómenos dissipativos desta energia dinâmica (amortecimento) acabem por anular a vibração. Neste trabalho não serão desenvolvidos estudos e analise estrutural de componentes da carroçaria, mas sim, apenas um deles, que é o protector do motor, vulgarmente conhecido por capot (termo derivado do francês, contudo muito utilizado tanto por pessoal técnico como qualquer utente de um automóvel). Com este trabalho de investigação pretende-se estabelecer uma relação de resultados entre os Métodos Numéricos, Simulação Dinâmica e Método Experimental. |
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Análise dinâmica de um capot de automóvelEngenharia mecânicaComponentes de automóveisChapas metálicas - Comportamento dinâmicoVibrações mecânicasComo já frequentemente divulgado por investigadores e projectistas em estruturas, as vibrações são um fenómeno presente em praticamente todos os casos de projeto estrutural, mesmo que a frequência associada ao fenómeno vibratório seja muito baixa. Sempre que há uma variação no tempo da causa perturbadora (sendo esta de origem mecânica, como forças ou momentos), é expectável que a estrutura vibre, mesmo que fenómenos dissipativos desta energia dinâmica (amortecimento) acabem por anular a vibração. Neste trabalho não serão desenvolvidos estudos e analise estrutural de componentes da carroçaria, mas sim, apenas um deles, que é o protector do motor, vulgarmente conhecido por capot (termo derivado do francês, contudo muito utilizado tanto por pessoal técnico como qualquer utente de um automóvel). Com este trabalho de investigação pretende-se estabelecer uma relação de resultados entre os Métodos Numéricos, Simulação Dinâmica e Método Experimental.As frequently reported by researchers and designers of structures, vibration is a phenomenon present in nearly all cases of mechanical disturbance, even if the vibration frequency associated with the cause is very low. Whenever there external force system changes with time (involving forces or moments), it is expected that the structure vibrates, even during small time interval due to the effect of dissipative phenomena where damping energy will cancel soon the vibration. This work will not develop studies and structural analysis of body components, but only one of them that is the protector of the engine boot, commonly known as “hood” or capot in French. In countries with spoken latin origin language that term still is frequently to mention that component. This research study aims to establish a comparison between the results of natural frequencies with numerical methods in dynamic simulation and an elementary experimental method using piezoelectric sensors.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:52Z2015-07-23T00:00:00Z2015-07-232017-07-23T18:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15383TID:201575256porMartins, Flávio Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:26Zoai:ria.ua.pt:10773/15383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:44.865078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Como já frequentemente divulgado por investigadores e projectistas em estruturas, as vibrações são um fenómeno presente em praticamente todos os casos de projeto estrutural, mesmo que a frequência associada ao fenómeno vibratório seja muito baixa. Sempre que há uma variação no tempo da causa perturbadora (sendo esta de origem mecânica, como forças ou momentos), é expectável que a estrutura vibre, mesmo que fenómenos dissipativos desta energia dinâmica (amortecimento) acabem por anular a vibração. Neste trabalho não serão desenvolvidos estudos e analise estrutural de componentes da carroçaria, mas sim, apenas um deles, que é o protector do motor, vulgarmente conhecido por capot (termo derivado do francês, contudo muito utilizado tanto por pessoal técnico como qualquer utente de um automóvel). Com este trabalho de investigação pretende-se estabelecer uma relação de resultados entre os Métodos Numéricos, Simulação Dinâmica e Método Experimental. |
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