Análise dinâmica de um capot de automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Flávio Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15383
Resumo: Como já frequentemente divulgado por investigadores e projectistas em estruturas, as vibrações são um fenómeno presente em praticamente todos os casos de projeto estrutural, mesmo que a frequência associada ao fenómeno vibratório seja muito baixa. Sempre que há uma variação no tempo da causa perturbadora (sendo esta de origem mecânica, como forças ou momentos), é expectável que a estrutura vibre, mesmo que fenómenos dissipativos desta energia dinâmica (amortecimento) acabem por anular a vibração. Neste trabalho não serão desenvolvidos estudos e analise estrutural de componentes da carroçaria, mas sim, apenas um deles, que é o protector do motor, vulgarmente conhecido por capot (termo derivado do francês, contudo muito utilizado tanto por pessoal técnico como qualquer utente de um automóvel). Com este trabalho de investigação pretende-se estabelecer uma relação de resultados entre os Métodos Numéricos, Simulação Dinâmica e Método Experimental.
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