Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Inês Sofia Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84161
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_cb88fddd2834f05d759a78dd5c87f340
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclosInterpersonal Trust and Self-concept: Study of its relation in a adolescents' sample of 2nd and 3rd cyclesAdolescênciaConfiança InterpessoalAutoconceitoProfessorAdolescenceInterpersonal TrustSelf-conceptTeacherDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA investigação da presente dissertação teve como objetivo o estudo da relação entre a Confiança Interpessoal e o Autoconceito durante a adolescência, atendendo aos eventuais contributos de variáveis sociodemográficas tais como o género, a idade, o ciclo escolar, o escalão da Ação Social Escolar e o número de retenções. Foi utilizada uma amostra de 215 alunos matriculados no 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos numa escola do distrito de Coimbra - 114 do sexo masculino e 101 do sexo feminino - e um protocolo constituído pelos seguintes instrumentos: Questionário Sociobiográfico; Escala de Crenças Generalizadas de Confiança para Adolescentes - CGA (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014) - adaptação portuguesa da Generalized Trust Beliefs-Late Adolescents (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010); e a adaptação portuguesa (Veiga, 2006) da Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale - PHCSCS-2 (Piers & Herzberg, 2002). Os resultados não confirmaram a esperada associação entre as crenças de Confiança Interpessoal e o Autoconceito Geral, tendo a idade e o ciclo escolar se revelado associados ao nível daqueles dois constructos. Por outro lado, o género e o escalão da Ação Social Escolar não influenciaram os níveis de Confiança Interpessoal e de Autoconceito, sendo que o número de retenções parece afetar o Autoconceito dos adolescentes da amostra. Além disso, a Confiança Interpessoal no Professor revelou-se pertinente mostrando, assim, a importância desta figura significativa no desenvolvimento e aprendizagens dos adolescentes.The main goal of this research was the study of relationship between the Interpersonal Trust and the Self-Concept during adolescence, considering the potential contribution of sociodemographic variables such as gender, age, school cycle, social rank and the school disapprovals’ number. It was used a sample of 215 students from the 5th, 6th, 7th, 8th and 9th grades of a school in Coimbra - 114 boys and 101 girls - and a protocol consisting of the following three instruments: a Sociobiographic Questionnaire, the Portuguese version (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014) of the Generalized Trust Beliefs-Late Adolescents (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010) - Escala de Crenças Generalizadas de Confiança para Adolescentes (CGA) and the Portuguese version (Veiga, 2006) of PHCSCS-2 - Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (Piers & Herzberg, 2002). The results did not confirm the expected association between Interpersonal Trust and General Self-concept’s beliefs, but the age and the school cycle have been shown to be relevant for both constructs’ levels. In contrast, gender and social rank did not affect the Interpersonal Trust and Self-concept’ levels, although school disapprovals’ number seems to affect adolescents Self-concept of the present sample. Furthermore, the Interpersonal Trust data has pointed to the teacher’ role as figure relevant on adolescents’ development and learning which underline the importance of teacher’ self-assessment, competence and training.2017-10-132023-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84161http://hdl.handle.net/10316/84161TID:202144143porSampaio, Inês Sofia Barrosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:50:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:47.535346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
Interpersonal Trust and Self-concept: Study of its relation in a adolescents' sample of 2nd and 3rd cycles
title Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
spellingShingle Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
Sampaio, Inês Sofia Barros
Adolescência
Confiança Interpessoal
Autoconceito
Professor
Adolescence
Interpersonal Trust
Self-concept
Teacher
title_short Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
title_full Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
title_fullStr Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
title_full_unstemmed Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
title_sort Confiança Interpessoal e Autoconceito: Estudo da sua relação numa amostra de adolescentes do 2º e 3º ciclos
author Sampaio, Inês Sofia Barros
author_facet Sampaio, Inês Sofia Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Inês Sofia Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Confiança Interpessoal
Autoconceito
Professor
Adolescence
Interpersonal Trust
Self-concept
Teacher
topic Adolescência
Confiança Interpessoal
Autoconceito
Professor
Adolescence
Interpersonal Trust
Self-concept
Teacher
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-13
2023-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84161
http://hdl.handle.net/10316/84161
TID:202144143
url http://hdl.handle.net/10316/84161
identifier_str_mv TID:202144143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949007495168