A pockte stage (lights)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22764 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Produto apresentada na Faculdade de Arquitetura da universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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A pockte stage (lights)An attempt to induce an audio-visual synaesesthsia in live music performancesDesign de produtoProduct designSynaesthesiaLighting Design,GraspabilityMusic Visualization.Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Produto apresentada na Faculdade de Arquitetura da universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A presente dissertação começou há alguns meses atrás através de uma intuição. Num laboratório de prototipagem em Nápoles, o autor concebeu uma lâmpada cortada a laser, cujo conceito era mostrar formas através da luz em vez de simplesmente iluminar. A intuição de que o movimento fosse de acordo com o som veio naturalmente, utilizando a luz como meio de comunicação e a música como a mensagem a ser traduzida visualmente. O produto resultante levou as seguintes perguntas: porquê a combinação de luz e som era aparentemente ‘cativante’ e porquê a escolha de trabalhar num produto tangível em vez de digital. A fase de investigação começou, dando forma ao estado da arte da dissertação. Uma série de fontes indispensáveis sobre as implicações biológicas e psicológicas do som e da luz começou a surgir, entre as quais se destacam três conceitos fundamentais: Psicoacústica, Sinestesia e Objectos Manuseáveis. Observando a paisagem musical, a forma como os artistas se apresentam presencialmente, em plataformas musicais e redes sociais, leva à seguinte reflexão: a nossa experiência sublinha a necessidade de completar a experiência auditiva envolvendo outro sentido: a vista. Reconhecendo a importância dos objectos Sinestésicos, foi realizada uma cronologia cujo resultado é uma colecção de figuras envolvidas na Música a Cores, em ser uma disciplina que progredia de mãos dadas com a música. Tendo identificado a Sinestesia audiovisual como base e lidando com o desenho da luz, o público alvo foi identificado em cantores e músicos. Através das entrevistas realizadas, os artistas expressaram a dificuldade em ter algo disponível para as performnce que acompanhasse a música. Surgiram assim elementos para redesenhar o primeiro protótipo e para confirmar a usabilidade do produto em locais pequenos. O resultado deste redesenho são três objectos diferentes, pela necessidade expressa de comunicar as várias frequências e o nível da música. As cores foram também introduzidas como elemento recorrente durante as entrevistas, e novos movimentos mecânicos foram adicionados. Devido ao corrente contexto de pandemia Covid-19 e à dificuldade em encontrar as ferramentas e laboratórios, não foi possível verificar devidamente a produção de Sinestesia.ABSTRACT: This thesis project began in a prototyping laboratory in Naples, the author designed a laser cut lamp, whose concept was to show shapes through light rather than simply illuminate. The intuition to make it move according to sound came naturally, using light as a means of communication and music as the message to be visually translated. The resulting product brought the investigation to the following questions: why the combination of light and sound was apparently ‘captivating’ and why the choice to work on a tangible product and not digitally. The research phase began, shaping the state of the art of the dissertation. There, a series of indispensable sources on the biological and psychological implications of sound and light began to surface three fundamental concepts: Psychoacoustics, Synaesthesia and Graspable Objects. Observing the music landscape, the way artists present themselves presencially, on music platforms and social network, brings to the following reflection: our experience underlines the possibility to complete the auditory experience involving another sense: sight. Recognising the importance of Synaesthetic objects, a research was carried out tracing a chronology. The result was a collection of a series of figures involved in Colour Music, a discipline that progressed hand in hand with music from around 1590 to the present day. Having identified audio-visual synaesthesia as the basis and dealing with the design of the light, the target audience was identified as singers and musicians. Through the interviews the artists expressed difficulty in having something available for their performances to accompany the music and capture the mind of the spectators. Thanks to the artists, emerged elements for re-design. The result of this re-design are three different objects, for the expressed need to communicate the various frequencies of music, one for each prototype. Colours were also introduced, and new mechanical movements were introduced. Due to the current pandemic Covid-19 and the difficulty in finding the right tools and laboratories, it was not possible to properly verify the production of Synesthesia.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaBrinkman, Mafalda Marques Ribeiro da Silva CasaisSilva, Fernando José Carneiro Moreira da, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaGiordano, Giulio2021-12-17T14:10:38Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22764engGiordano, Giulio - A pockte stage (lights) : an attempt to induce an audio-visual synaesesthsia in live music performances. - Lisboa FA, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:06.346448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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