A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62295 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
id |
RCAP_cb9fe98d4d28945e4960f808d77b375c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de SousaThe influence of polls on vote intent: an analysis of the election of Marcelo Rebelo de SousaComunicação socialPresidência da repúblicaSondagensPollsPresidency of the republicSocial communicationCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)Este estudo tem como principal objetivo averiguar a influência das sondagens eleitorais, divulgadas pela comunicação social, na decisão de voto do eleitor face à eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República de Portugal. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo que recorre à entrevista semi-estruturada e à entrevista escrita como instrumentos de recolha de dados, entre agentes/atores políticos, ligados às estruturas de campanha das diferentes candidaturas às eleições presidenciais de 2016, e especialistas e/ou profissionais em comunicação e sondagens. Os resultados revelam que, apesar de não serem determinantes, as sondagens influenciaram a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República de Portugal, contribuindo para a sua efetiva eleição.The main objective of this study is to investigate the influence of electoral polls, published by the media, in the voter's voting decision regarding the election of Marcelo Rebelo de Sousa as President of the Republic of Portugal. This is a qualitative study that uses semi-structured interviews and written interviews as data collection instruments, among political agents / actors, linked to the campaign structures of the different presidential elections of 2016, and specialists and / or communication and polling professionals. The results show that, although not determinant, the polls influenced the election of Marcelo Rebelo de Sousa as President of the Republic of Portugal, contributing to his effective election.Sousa, HelenaUniversidade do MinhoPacheco, João Pedro Magalhães20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62295por202293220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:18:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:18:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa The influence of polls on vote intent: an analysis of the election of Marcelo Rebelo de Sousa |
title |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
spellingShingle |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa Pacheco, João Pedro Magalhães Comunicação social Presidência da república Sondagens Polls Presidency of the republic Social communication Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
title_full |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
title_fullStr |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
title_full_unstemmed |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
title_sort |
A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa |
author |
Pacheco, João Pedro Magalhães |
author_facet |
Pacheco, João Pedro Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, João Pedro Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação social Presidência da república Sondagens Polls Presidency of the republic Social communication Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Comunicação social Presidência da república Sondagens Polls Presidency of the republic Social communication Ciências Sociais::Sociologia |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62295 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202293220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544580373938176 |