A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, João Pedro Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62295
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
id RCAP_cb9fe98d4d28945e4960f808d77b375c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de SousaThe influence of polls on vote intent: an analysis of the election of Marcelo Rebelo de SousaComunicação socialPresidência da repúblicaSondagensPollsPresidency of the republicSocial communicationCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)Este estudo tem como principal objetivo averiguar a influência das sondagens eleitorais, divulgadas pela comunicação social, na decisão de voto do eleitor face à eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República de Portugal. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo que recorre à entrevista semi-estruturada e à entrevista escrita como instrumentos de recolha de dados, entre agentes/atores políticos, ligados às estruturas de campanha das diferentes candidaturas às eleições presidenciais de 2016, e especialistas e/ou profissionais em comunicação e sondagens. Os resultados revelam que, apesar de não serem determinantes, as sondagens influenciaram a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República de Portugal, contribuindo para a sua efetiva eleição.The main objective of this study is to investigate the influence of electoral polls, published by the media, in the voter's voting decision regarding the election of Marcelo Rebelo de Sousa as President of the Republic of Portugal. This is a qualitative study that uses semi-structured interviews and written interviews as data collection instruments, among political agents / actors, linked to the campaign structures of the different presidential elections of 2016, and specialists and / or communication and polling professionals. The results show that, although not determinant, the polls influenced the election of Marcelo Rebelo de Sousa as President of the Republic of Portugal, contributing to his effective election.Sousa, HelenaUniversidade do MinhoPacheco, João Pedro Magalhães20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62295por202293220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:36.943360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
The influence of polls on vote intent: an analysis of the election of Marcelo Rebelo de Sousa
title A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
spellingShingle A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
Pacheco, João Pedro Magalhães
Comunicação social
Presidência da república
Sondagens
Polls
Presidency of the republic
Social communication
Ciências Sociais::Sociologia
title_short A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
title_full A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
title_fullStr A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
title_full_unstemmed A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
title_sort A influência das sondagens na intenção de voto: uma análise da eleição de Marcelo rebelo de Sousa
author Pacheco, João Pedro Magalhães
author_facet Pacheco, João Pedro Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, João Pedro Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação social
Presidência da república
Sondagens
Polls
Presidency of the republic
Social communication
Ciências Sociais::Sociologia
topic Comunicação social
Presidência da república
Sondagens
Polls
Presidency of the republic
Social communication
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62295
url http://hdl.handle.net/1822/62295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202293220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132468688715776