A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Georgete da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/55943
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se, no campo educacional, como instrumentos de proeminente importância para as práticas pedagógicas. Cabe ao estudo apresentado evidenciar as potencialidades das TIC, enquanto recursos catalisadores de aprendizagens significativas, que as tornam fomentadoras da comunicação oral dos aprendentes de PLNM. Atentando na importância que as práticas comunicativas orais têm para o aluno de PLNM, na medida em que a comunicação oral lhe possibilita uma maior facilidade a nível da sua integração social, bem como o exercício activo da cidadania, o docente de Português para estrangeiros deverá socorrer-se dos recursos tecnológicos que as sociedades contemporâneas disponibilizam. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aprendente no seu processo de aprendizagem, tornando-o capaz de mobilizar os seus conhecimentos linguísticos, sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos, com vista a realizar actos comunicativos adequados a práticas diversificadas. Com vista a efectuar-se uma abordagem mais reflexiva e consistente sobre a relevância da integração das TIC na prática pedagógica, em particular no sentido de promover o incremento de competências a nível do domínio oral dos alunos de PLNM, o presente trabalho de carácter investigativo encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo é relativo à revisão da literatura atinente ao emprego das TIC no campo educacional e à importância da comunicação oral para os alunos de PLNM; o segundo capítulo concentra-se na exposição da metodologia investigativa adoptada e o terceiro apresenta algumas propostas pedagógico-didácticas, que valem não como modelo, mas como uma possibilidade a considerar.
id RCAP_cba2b6539268e88fcb810640f3e65300
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não maternaComunicação oralPortuguês língua estrangeira - EnsinoTecnologias da informaçãoAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se, no campo educacional, como instrumentos de proeminente importância para as práticas pedagógicas. Cabe ao estudo apresentado evidenciar as potencialidades das TIC, enquanto recursos catalisadores de aprendizagens significativas, que as tornam fomentadoras da comunicação oral dos aprendentes de PLNM. Atentando na importância que as práticas comunicativas orais têm para o aluno de PLNM, na medida em que a comunicação oral lhe possibilita uma maior facilidade a nível da sua integração social, bem como o exercício activo da cidadania, o docente de Português para estrangeiros deverá socorrer-se dos recursos tecnológicos que as sociedades contemporâneas disponibilizam. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aprendente no seu processo de aprendizagem, tornando-o capaz de mobilizar os seus conhecimentos linguísticos, sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos, com vista a realizar actos comunicativos adequados a práticas diversificadas. Com vista a efectuar-se uma abordagem mais reflexiva e consistente sobre a relevância da integração das TIC na prática pedagógica, em particular no sentido de promover o incremento de competências a nível do domínio oral dos alunos de PLNM, o presente trabalho de carácter investigativo encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo é relativo à revisão da literatura atinente ao emprego das TIC no campo educacional e à importância da comunicação oral para os alunos de PLNM; o segundo capítulo concentra-se na exposição da metodologia investigativa adoptada e o terceiro apresenta algumas propostas pedagógico-didácticas, que valem não como modelo, mas como uma possibilidade a considerar.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55943porSantos, Georgete da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:35:42Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:04:43.951659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
title A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
spellingShingle A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
Santos, Georgete da Silva
Comunicação oral
Português língua estrangeira - Ensino
Tecnologias da informação
title_short A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
title_full A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
title_fullStr A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
title_full_unstemmed A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
title_sort A tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não materna
author Santos, Georgete da Silva
author_facet Santos, Georgete da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Georgete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral
Português língua estrangeira - Ensino
Tecnologias da informação
topic Comunicação oral
Português língua estrangeira - Ensino
Tecnologias da informação
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se, no campo educacional, como instrumentos de proeminente importância para as práticas pedagógicas. Cabe ao estudo apresentado evidenciar as potencialidades das TIC, enquanto recursos catalisadores de aprendizagens significativas, que as tornam fomentadoras da comunicação oral dos aprendentes de PLNM. Atentando na importância que as práticas comunicativas orais têm para o aluno de PLNM, na medida em que a comunicação oral lhe possibilita uma maior facilidade a nível da sua integração social, bem como o exercício activo da cidadania, o docente de Português para estrangeiros deverá socorrer-se dos recursos tecnológicos que as sociedades contemporâneas disponibilizam. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aprendente no seu processo de aprendizagem, tornando-o capaz de mobilizar os seus conhecimentos linguísticos, sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos, com vista a realizar actos comunicativos adequados a práticas diversificadas. Com vista a efectuar-se uma abordagem mais reflexiva e consistente sobre a relevância da integração das TIC na prática pedagógica, em particular no sentido de promover o incremento de competências a nível do domínio oral dos alunos de PLNM, o presente trabalho de carácter investigativo encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo é relativo à revisão da literatura atinente ao emprego das TIC no campo educacional e à importância da comunicação oral para os alunos de PLNM; o segundo capítulo concentra-se na exposição da metodologia investigativa adoptada e o terceiro apresenta algumas propostas pedagógico-didácticas, que valem não como modelo, mas como uma possibilidade a considerar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/55943
url http://hdl.handle.net/10216/55943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135971371909120