Metodologias PBL e competências: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3527 |
Resumo: | A presente dissertação debruça-se sobre a utilização de metodologias PBL (assumidas numa vertente de problem-based learning) no ensino superior profissionalizante. Tendo por base esta problemática, definimos como objectivo geral do presente trabalho o procurar contribuir para o desenvolvimento conceptual sobre a mudança de paradigma de um ensino baseado em conteúdos para um ensino centrado na aquisição de competências, associado à utilização de metodologias PBL. Norteados por uma visão social do currículo, a tomada de consciência dos fenómenos de globalização social no campo da educação, traduz-se na urgência de tentar articular a escola com as novas realidades sociais com que esta se depara. Seguindo esta linha de pensamento, verificamos que o próprio fenómeno da globalização vem trazer novas exigências relacionadas com as características que os empregadores pretendem para quem ingressa no mercado de trabalho. Tendo como ponto de apoio o quadro conceptual em que nos baseamos para sustentar o nosso estudo, admitimos que uma aprendizagem centrada no aluno, envolvido numa participação activa e empenhada, implica mudanças ao nível das suas competências sociais e pessoais. Este conjunto de preocupações levou-nos a formular diversas questões de investigação. Genericamente, procuramos saber: qual a influência das metodologias PBL nas competências sociais dos estudantes; se o contacto com este tipo de metodologias acarreta alterações ao nível das suas competências pessoais; e se a metodologia permite ao aluno desenvolver mais-valias para o mercado de trabalho. Balizados por estas orientações, o estudo empírico que desenvolvemos tem por base um estudo de caso, que assume como seu objecto algumas disciplinas dos cursos de engenharia leccionadas na Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV). Na procura de orientações de resposta às questões por nós colocadas, definimos como objectivo específico a análise dos efeitos latentes da utilização das metodologias PBL ao nível da sociabilização, da realização de trabalhos em grupo, da motivação, da organização, da análise crítica, da liderança e do saber fazer. Com este enquadramento, as hipóteses gerais são operacionalizadas através do recurso ao instrumento do questionário aplicado aos alunos envolvidos neste estudo Como estratégia de análise de resultados procedemos a um estudo estatístico descritivo, procurando relacionar os dados empíricos recolhidos com o quadro conceptual previamente desenvolvido. Consideramos que os principais contributos deste trabalho se centram no entendimento de que a resolução de problemas e a capacidade para trabalhar em equipa são os itens mais fortemente percepcionados pelos alunos como sendo os mais desenvolvidos pelas metodologias; no reconhecimento por parte dos alunos de que as metodologias PBL lhes conferem capacidades de adquirirem competências que poderão ser factor de distinção aquando do ingresso na vida activa; na possibilidade de desenvolvimento de capacidades de liderança (eventualmente mais presentes no género masculino); e na diferenciação na forma de aquisição e desenvolvimento de competências sociais e pessoais, relativamente a metodologias tradicionais. |
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Metodologias PBL e competências: um estudo de casoContabilidadeAuditoriaMetodologias PBLCompetências sociaisCompetências pessoaisEnsino SuperiorA presente dissertação debruça-se sobre a utilização de metodologias PBL (assumidas numa vertente de problem-based learning) no ensino superior profissionalizante. Tendo por base esta problemática, definimos como objectivo geral do presente trabalho o procurar contribuir para o desenvolvimento conceptual sobre a mudança de paradigma de um ensino baseado em conteúdos para um ensino centrado na aquisição de competências, associado à utilização de metodologias PBL. Norteados por uma visão social do currículo, a tomada de consciência dos fenómenos de globalização social no campo da educação, traduz-se na urgência de tentar articular a escola com as novas realidades sociais com que esta se depara. Seguindo esta linha de pensamento, verificamos que o próprio fenómeno da globalização vem trazer novas exigências relacionadas com as características que os empregadores pretendem para quem ingressa no mercado de trabalho. Tendo como ponto de apoio o quadro conceptual em que nos baseamos para sustentar o nosso estudo, admitimos que uma aprendizagem centrada no aluno, envolvido numa participação activa e empenhada, implica mudanças ao nível das suas competências sociais e pessoais. Este conjunto de preocupações levou-nos a formular diversas questões de investigação. Genericamente, procuramos saber: qual a influência das metodologias PBL nas competências sociais dos estudantes; se o contacto com este tipo de metodologias acarreta alterações ao nível das suas competências pessoais; e se a metodologia permite ao aluno desenvolver mais-valias para o mercado de trabalho. Balizados por estas orientações, o estudo empírico que desenvolvemos tem por base um estudo de caso, que assume como seu objecto algumas disciplinas dos cursos de engenharia leccionadas na Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV). Na procura de orientações de resposta às questões por nós colocadas, definimos como objectivo específico a análise dos efeitos latentes da utilização das metodologias PBL ao nível da sociabilização, da realização de trabalhos em grupo, da motivação, da organização, da análise crítica, da liderança e do saber fazer. Com este enquadramento, as hipóteses gerais são operacionalizadas através do recurso ao instrumento do questionário aplicado aos alunos envolvidos neste estudo Como estratégia de análise de resultados procedemos a um estudo estatístico descritivo, procurando relacionar os dados empíricos recolhidos com o quadro conceptual previamente desenvolvido. Consideramos que os principais contributos deste trabalho se centram no entendimento de que a resolução de problemas e a capacidade para trabalhar em equipa são os itens mais fortemente percepcionados pelos alunos como sendo os mais desenvolvidos pelas metodologias; no reconhecimento por parte dos alunos de que as metodologias PBL lhes conferem capacidades de adquirirem competências que poderão ser factor de distinção aquando do ingresso na vida activa; na possibilidade de desenvolvimento de capacidades de liderança (eventualmente mais presentes no género masculino); e na diferenciação na forma de aquisição e desenvolvimento de competências sociais e pessoais, relativamente a metodologias tradicionais.This dissertation addresses the use of PBL methodologies (in a problem-based learning approach) in professional higher education institutions. Based on this study, the general purpose of the work is to contribute to the conceptual development concerning the shift of paradigm from teaching based on content to teaching based on acquisition of competences associated to the use of PBL methodologies. Guided by a social framework of the curriculum, the awareness of social globalization phenomena in education is reflected in the urgency of articulating the school with new social realities. Following this mindset, it was verified that the globalization phenomenon itself brings new demands related to the characteristics employers seek in those who enter the labor market. Having as support a conceptual map specifically developed for this study, it is admitted that learning centered in an active and pro-active participating student implies changes in his/her social and personal competencies. This set of concerns took us to the formulation of several investigation hypotheses. In general, we tried to assess: the level of influence of PBL methodologies in students‟ social competences; if the contact with this type of methodologies implies changes in his/her personal competences; if this methodology allows the student to develop additional competences for the labor market. Taking these orientations into consideration, the empirical study is based on a case-study which assumes as main object some subjects in engineering curricula lectured at Escola Superior de Educação de Viseu (ESTV). In the search for response patterns to our questions, we defined as core purpose the analysis of the latent effects in the use of PBL methodologies regarding socialization, group work, motivation, organization, critical analysis, leadership skills and „knowing how‟ abilities. Within this framework, the general hypotheses were implemented through questionnaires presented to the students involved in this study. As a result analysis strategy, we proceeded with a descriptive statistical study, comparing the collected empirical data with the previously conceived conceptual map. We consider that this work has contributed mainly with the following conclusions: according to students‟ responses, problem solving and team work ability are the most relevant items developed by the methodologies; students recognize that PBL methodologies grant them the ability to acquire competences that could be a distinguishing factor when entering public life; PBL methodologies can improve the development of leadership skills (more evident in males) and make a difference in the way social and personal competences are gained and developed in comparison to traditional methodologies.Universidade de Aveiro2011-05-27T11:29:09Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3527porOliveira, Sara Andreia Reis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:57Zoai:ria.ua.pt:10773/3527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:42.917332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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