A intenção empreendedora e o género: um estudo na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/74976 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial) |
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A intenção empreendedora e o género: um estudo na Escola de Engenharia da Universidade do MinhoEntrepreneurial intention and gender: a study at the University of Minho School of EngineeringEmpreendedorismoGéneroIntenção empreendedoraEstudantes de engenhariaUniversidade do MinhoEntrepreneurshipGenderEntrepreneurial intentionEngineering studentsUniversity of MinhoEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)O empreendedorismo está associado a iniciativa, a inovação, à possibilidade de fazer coisas novas, bem como à capacidade de assumir riscos. As caraterísticas empreendedoras podem ser desenvolvidas e ensinadas, despertando o interesse por parte das instituições de ensino. Além disso, a literatura revela que a taxa de empreendedores do género masculino é superior à do género feminino, estimulando assim, o interesse em identificar as principais diferenças entre o género enquanto potenciais empreendedores. Este trabalho de investigação pretende contribuir para a discussão da temática diferença de género nas intenções empreendedoras. Pretende averiguar-se as diferenças de género na intenção empreendedora dos estudantes de Engenharia na Universidade do Minho, tendo por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen. A implementação do questionário, designado por Projeto Empreende 2020, junto de estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho resultou numa amostra final de 218 respostas válidas. Relativamente aos resultados preliminares obtidos, não se identificaram relações de dependência entre o género do estudante e o seu contexto familiar empreendedor ou a sua intenção de iniciar um negócio próprio ou a predisposição para a criação de um negócio próprio. Contudo, foi possível identificar relações de dependência de género com afirmações de intenção empreendedora como opção de carreira, de atitude para com o empreendedorismo, de normas subjetivas para com o empreendedorismo, de controlo percebido para com o empreendedorismo e de autoconfiança. Com base nos resultados preliminares foi desenvolvido e testado o modelo da Teoria do Comportamento Planeado Modificado, para ambos os géneros. Os resultados do modelo modificado da intenção empreendedora indicam a atitude para com o empreendedorismo como o determinante da intenção empreendedora, quer o estudante seja feminino quer seja masculino. Por sua vez, os resultados do modelo modificado do comportamento empreendedor identificam diferenças de género, com o comportamento das estudantes a ser determinado pela intenção e autoeficácia, e o comportamento dos estudantes masculinos a ser determinado apenas pela intenção.Entrepreneurship is associated with initiative, innovation, the possibility of doing new things, as well as the ability to take risks. Entrepreneurial characteristics can be developed and taught, arousing the interest of educational institutions. Furthermore, the literature reveals that the rate of male entrepreneurs is higher than that of females, thus stimulating the interest in identifying the main differences between genders as potential entrepreneurs. This research work intends to contribute to the discussion of gender difference in entrepreneurial intentions. It intends to investigate gender differences in the entrepreneurial intention of engineering students at the University of Minho, based on Ajzen's Theory of Planned Behavior. The implementation of the questionnaire, called Projeto Empreende 2020, with students from the School of Engineering of the University of Minho resulted in a final sample of 218 valid responses. Regarding the preliminary results obtained, no dependency relationships were identified between the student's gender and their entrepreneurial family context or their intention to start their own business or the predisposition to create their own business. However, it was possible to identify gender dependency relationships with statements of entrepreneurial intention as a career option, attitude towards entrepreneurship, subjective norms towards entrepreneurship, perceived control towards entrepreneurship and self-confidence. Based on the preliminary results, the Modified Planned Behavior Theory model was developed and tested, for both genders. The results of the modified model of entrepreneurial intention indicate the attitude towards entrepreneurship as the determinant of entrepreneurial intention, whether the student is female or male. In turn, the results of the modified model of entrepreneurial behavior identify gender differences, with students' behavior being determined by intention and self-efficacy, and male students' behavior being determined only by intention.Vieira, Filipa D.Rodrigues, Cristina Maria SantosUniversidade do MinhoVieira, Mariana Oliveira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74976por202752488info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:18:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:30.667400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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