Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/40603 |
Resumo: | As dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema. |
id |
RCAP_cbc3031b4030d53ae9f1a68acd45c5df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/40603 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionaisAs dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema.Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/40603http://hdl.handle.net/10316/40603porFIOLHAIS, Carlos ; TRINDADE, Jorge F. – Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais. In COLÓQUIO DE FÍSICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR, 1 ; SILVA, P. Pires da [et al.], ed. – A física no ensino, na arte e na engenharia. Tomar : Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar, 1999. ISBN 9729473242. p. 185-202.Fiolhais, CarlosTrindade, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T10:34:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/40603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:33.079275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
title |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
spellingShingle |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais Fiolhais, Carlos |
title_short |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
title_full |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
title_fullStr |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
title_full_unstemmed |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
title_sort |
Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais |
author |
Fiolhais, Carlos |
author_facet |
Fiolhais, Carlos Trindade, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiolhais, Carlos Trindade, Jorge |
description |
As dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/40603 http://hdl.handle.net/10316/40603 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/40603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FIOLHAIS, Carlos ; TRINDADE, Jorge F. – Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais. In COLÓQUIO DE FÍSICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR, 1 ; SILVA, P. Pires da [et al.], ed. – A física no ensino, na arte e na engenharia. Tomar : Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar, 1999. ISBN 9729473242. p. 185-202. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133887214911488 |