FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Rute
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31538
Resumo: Os novos comportamentos de consumo conduzem a alterações no modo de habitar os espaços comerciais. Num mundo cada vez mais online e digital, os utilizadores das lojas físicas procuram experiências únicas, capazes de transmitir o real feel que a internet não consegue oferecer. A experiência do consumidor precisa ser repensada e reconstruída tendo por base não só as necessidades e exigências presentes, mas também as futuras, garantindo assim a prosperidade e sustentabilidade dos espaços físicos. FRANCO é um estudo de cariz projetual sobre a importância do design de interiores na reconstrução das lojas do futuro. Pretende investigar os conhecimentos teóricos e práticos que reconhecem a importância de um projeto multidisciplinar no qual o design de interiores pode assumir um papel central junto de outras áreas do conhecimento como a arquitetura, o visual merchandising e o vitrinismo. Através de um caso de estudo com características invulgares, marcado pela criação de um novo programa para uma Ótica já existente, este projeto cruza a multidisciplinariedade inerente ao projeto de um espaço comercial com a complexidade das transformações que uma requalificação impõe. Num exercício de equilíbrio constante, as realidades e definições da pré-existência são questionadas e repensadas seguindo o novo programa e assegurando a coerência e a viabilização projetual.
id RCAP_cbc322444903245d6ce73aa9900ba049
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling FRANCO. Projeto de requalificação de uma óticadesign de interioresexperiência do consumidorrequalificaçãopré-existênciaDesignOs novos comportamentos de consumo conduzem a alterações no modo de habitar os espaços comerciais. Num mundo cada vez mais online e digital, os utilizadores das lojas físicas procuram experiências únicas, capazes de transmitir o real feel que a internet não consegue oferecer. A experiência do consumidor precisa ser repensada e reconstruída tendo por base não só as necessidades e exigências presentes, mas também as futuras, garantindo assim a prosperidade e sustentabilidade dos espaços físicos. FRANCO é um estudo de cariz projetual sobre a importância do design de interiores na reconstrução das lojas do futuro. Pretende investigar os conhecimentos teóricos e práticos que reconhecem a importância de um projeto multidisciplinar no qual o design de interiores pode assumir um papel central junto de outras áreas do conhecimento como a arquitetura, o visual merchandising e o vitrinismo. Através de um caso de estudo com características invulgares, marcado pela criação de um novo programa para uma Ótica já existente, este projeto cruza a multidisciplinariedade inerente ao projeto de um espaço comercial com a complexidade das transformações que uma requalificação impõe. Num exercício de equilíbrio constante, as realidades e definições da pré-existência são questionadas e repensadas seguindo o novo programa e assegurando a coerência e a viabilização projetual.cardoso, AnaRepositório ComumFranco, Rute2020-02-28T10:10:09Z2020-01-092020-02-272020-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31538202360369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:04.908273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
title FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
spellingShingle FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
Franco, Rute
design de interiores
experiência do consumidor
requalificação
pré-existência
Design
title_short FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
title_full FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
title_fullStr FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
title_full_unstemmed FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
title_sort FRANCO. Projeto de requalificação de uma ótica
author Franco, Rute
author_facet Franco, Rute
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv cardoso, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Rute
dc.subject.por.fl_str_mv design de interiores
experiência do consumidor
requalificação
pré-existência
Design
topic design de interiores
experiência do consumidor
requalificação
pré-existência
Design
description Os novos comportamentos de consumo conduzem a alterações no modo de habitar os espaços comerciais. Num mundo cada vez mais online e digital, os utilizadores das lojas físicas procuram experiências únicas, capazes de transmitir o real feel que a internet não consegue oferecer. A experiência do consumidor precisa ser repensada e reconstruída tendo por base não só as necessidades e exigências presentes, mas também as futuras, garantindo assim a prosperidade e sustentabilidade dos espaços físicos. FRANCO é um estudo de cariz projetual sobre a importância do design de interiores na reconstrução das lojas do futuro. Pretende investigar os conhecimentos teóricos e práticos que reconhecem a importância de um projeto multidisciplinar no qual o design de interiores pode assumir um papel central junto de outras áreas do conhecimento como a arquitetura, o visual merchandising e o vitrinismo. Através de um caso de estudo com características invulgares, marcado pela criação de um novo programa para uma Ótica já existente, este projeto cruza a multidisciplinariedade inerente ao projeto de um espaço comercial com a complexidade das transformações que uma requalificação impõe. Num exercício de equilíbrio constante, as realidades e definições da pré-existência são questionadas e repensadas seguindo o novo programa e assegurando a coerência e a viabilização projetual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28T10:10:09Z
2020-01-09
2020-02-27
2020-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31538
202360369
url http://hdl.handle.net/10400.26/31538
identifier_str_mv 202360369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675962445824