Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48085
Resumo: O nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades.
id RCAP_cbc70f821a9f210382cfe6a60b4055bb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spacesGame-based approachesDigital nomadismEntrepreneurshipInnovationEducationSoft skillsTrendsCoworking spacesFuture of workO nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades.Digital nomadism, enabled by technological advancements, offers a distinct working arrangement that combines remote work and mobility. To sustain this lifestyle, digital nomads need soft skills such as organization, financial management, adaptability, risk control, creativity, productivity, social skills, communication, resilience, ethical behaviour, empathy, self-motivation, self-care, and openness. In addition, they have a penchant for socialized learning and frequent coworking spaces. These shared environments combat isolation, improve work-life balance, reduce costs, and provide opportunities for partnerships and innovation. In this context, analog games can play a key role by promoting skills, fostering communities, and providing an informal, fun, and safe environment for digital nomads to explore, connect, and learn. This study examined the use of analog games to develop entrepreneurship and innovation skills for digital nomads. Interviews with these workers and coworking managers and a gaming session were conducted in one of these spaces, highlighting that games can enhance connections and collaboration, strengthening community and supporting the soft skills of digital nomads. This study is relevant to research on digital nomadism, soft skills, and post pandemic learning approaches, and benefits the personal development of digital nomads and coworking managers interested in building community.Patrício, RuiDaniel, Ana DiasRepositório ComumFerreira, Rodolpho Tsvetcoff2023-092023-09-01T00:00:00Z2026-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48085TID:203401352enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T16:00:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:22.322620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
title Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
spellingShingle Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff
Game-based approaches
Digital nomadism
Entrepreneurship
Innovation
Education
Soft skills
Trends
Coworking spaces
Future of work
title_short Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
title_full Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
title_fullStr Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
title_full_unstemmed Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
title_sort Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
author Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff
author_facet Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrício, Rui
Daniel, Ana Dias
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff
dc.subject.por.fl_str_mv Game-based approaches
Digital nomadism
Entrepreneurship
Innovation
Education
Soft skills
Trends
Coworking spaces
Future of work
topic Game-based approaches
Digital nomadism
Entrepreneurship
Innovation
Education
Soft skills
Trends
Coworking spaces
Future of work
description O nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
2026-09-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48085
TID:203401352
url http://hdl.handle.net/10400.26/48085
identifier_str_mv TID:203401352
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309132918784