Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48085 |
Resumo: | O nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades. |
id |
RCAP_cbc70f821a9f210382cfe6a60b4055bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spacesGame-based approachesDigital nomadismEntrepreneurshipInnovationEducationSoft skillsTrendsCoworking spacesFuture of workO nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades.Digital nomadism, enabled by technological advancements, offers a distinct working arrangement that combines remote work and mobility. To sustain this lifestyle, digital nomads need soft skills such as organization, financial management, adaptability, risk control, creativity, productivity, social skills, communication, resilience, ethical behaviour, empathy, self-motivation, self-care, and openness. In addition, they have a penchant for socialized learning and frequent coworking spaces. These shared environments combat isolation, improve work-life balance, reduce costs, and provide opportunities for partnerships and innovation. In this context, analog games can play a key role by promoting skills, fostering communities, and providing an informal, fun, and safe environment for digital nomads to explore, connect, and learn. This study examined the use of analog games to develop entrepreneurship and innovation skills for digital nomads. Interviews with these workers and coworking managers and a gaming session were conducted in one of these spaces, highlighting that games can enhance connections and collaboration, strengthening community and supporting the soft skills of digital nomads. This study is relevant to research on digital nomadism, soft skills, and post pandemic learning approaches, and benefits the personal development of digital nomads and coworking managers interested in building community.Patrício, RuiDaniel, Ana DiasRepositório ComumFerreira, Rodolpho Tsvetcoff2023-092023-09-01T00:00:00Z2026-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48085TID:203401352enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T16:00:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:22.322620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
title |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
spellingShingle |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff Game-based approaches Digital nomadism Entrepreneurship Innovation Education Soft skills Trends Coworking spaces Future of work |
title_short |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
title_full |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
title_fullStr |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
title_full_unstemmed |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
title_sort |
Do you wanna play a game?: exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces |
author |
Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff |
author_facet |
Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrício, Rui Daniel, Ana Dias Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rodolpho Tsvetcoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Game-based approaches Digital nomadism Entrepreneurship Innovation Education Soft skills Trends Coworking spaces Future of work |
topic |
Game-based approaches Digital nomadism Entrepreneurship Innovation Education Soft skills Trends Coworking spaces Future of work |
description |
O nomadismo digital, resultado dos avanços tecnológicos, oferece um regime de trabalho singular que conjuga trabalho remoto e mobilidade. Para sustentar esse estilo de vida, os nômades digitais precisam de soft skills, como organização, gestão financeira, adaptabilidade, controlo de riscos, criatividade, produtividade, habilidades sociais, comunicação, resiliência, comportamento ético, empatia, automotivação, autocuidado e abertura. Além disso, eles têm uma inclinação para aprendizagem socializada e frequentam espaços de coworking. Esses ambientes compartilhados combatem o isolamento, melhoram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzem custos e proporcionam oportunidades de parcerias e inovação. Neste contexto, os jogos analógicos podem desempenhar um papel importante, promovendo competências, fomentando comunidades e proporcionando um ambiente informal, divertido e seguro para nômades digitais explorarem, se conectarem e aprenderem. Este estudo analisou o uso de jogos analógicos para desenvolver competências de empreendedorismo e inovação para nômades digitais. Entrevistas com estes trabalhadores e com gestores de coworking, além de uma sessão de jogo foram realizadas em um destes espaços, evidenciando que os jogos podem melhorar as conexões e a colaboração, fortalecendo a comunidade e apoiando as competências transversais dos nômades digitais. Esse estudo é relevante para pesquisas sobre nomadismo digital, soft skills e abordagens de aprendizagem pós-pandemia, além de beneficiar o desenvolvimento pessoal dos nômades digitais e gestores de coworking interessados em construir comunidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09 2023-09-01T00:00:00Z 2026-09-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48085 TID:203401352 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48085 |
identifier_str_mv |
TID:203401352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136309132918784 |