Consentida, ensinada, resistida: discursos de egressos não heteronormativos sobre a homofobia na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciano Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10100
Resumo: O presente estudo aponta que, em pleno século XXI, a escola demonstra-se um ambiente a perpetuar a homofobia sob o viés da patologia e da inferioridade, tratando os estudantes gays como abjetos. O que ocorre “entre os muros da escola” não se dá em um vazio social, senão faz parte de amplo contexto de luta e embates pelo direito de dizer algo em torno das sexualidades e mais especificamente das homossexualidades. Nosso estudo encontra lastro em revisão bibliográfica a unir Estudos da Diferença e do Currículo, os Estudos Queer e a análise de discursos de cinco estudantes autodeclarados gays. Nosso objeto de estudo é a correlação entre a construção da homofobia na escola e a resistência ao discurso heteronormativo, cuja problemática é a de procurar saber como os estudantes exerceram poder de resistência em relação ao discurso heteronormativo dominante no ambiente escolar durante seu ensino fundamental. Em nossa pesquisa, a escola apresentou-se como reprodutora do discurso normativo, consentindo e ensinando a homofobia, tendo papel central a heterossexualidade e o heteroterrorismo.
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