Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Mafalda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23842
Resumo: Este estudo aborda a relação entre literatura infantil e expressões artísticas na escola; entre a educação literária e a educação artística. Os principais objetivos do estudo foram: dar a conhecer autores, ilustradores e textos de literatura para a infância; promover a formação do leitor literário; promover às crianças a relação entre a literatura e as expressões artísticas; promover a formação cultural e artística das crianças. Para este estudo convocamos a metodologia da investigação-ação e ele foi desenvolvido com crianças que frequentavam o 2.º ano do ensino básico. Os resultados do estudo permitiram-nos concluir que um trabalho que relacione, na escola, a literatura para a infância e as expressões artísticas proporciona às crianças o prazer e o gosto pela leitura; estimula a imaginação e a criatividade; desenvolve a construção de um leitor crítico; possibilita o estabelecimento de relações entre o texto literário, as ilustrações e as expressões artísticas.
id RCAP_cbd8378de5036fe7667a8229912d9f50
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artísticaLiteratura infantilExpressões ArtísticasEscolaEducação literáriaEducação artísticaEste estudo aborda a relação entre literatura infantil e expressões artísticas na escola; entre a educação literária e a educação artística. Os principais objetivos do estudo foram: dar a conhecer autores, ilustradores e textos de literatura para a infância; promover a formação do leitor literário; promover às crianças a relação entre a literatura e as expressões artísticas; promover a formação cultural e artística das crianças. Para este estudo convocamos a metodologia da investigação-ação e ele foi desenvolvido com crianças que frequentavam o 2.º ano do ensino básico. Os resultados do estudo permitiram-nos concluir que um trabalho que relacione, na escola, a literatura para a infância e as expressões artísticas proporciona às crianças o prazer e o gosto pela leitura; estimula a imaginação e a criatividade; desenvolve a construção de um leitor crítico; possibilita o estabelecimento de relações entre o texto literário, as ilustrações e as expressões artísticas.Educar em Revista, v. 34, n. 72, p. 77-93 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/627622019-01-04T12:15:55Z2019-01-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23842http://hdl.handle.net/10174/23842porndapb@uevora.ptFranco, MafaldaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:38.461349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
title Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
spellingShingle Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
Franco, Mafalda
Literatura infantil
Expressões Artísticas
Escola
Educação literária
Educação artística
title_short Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
title_full Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
title_fullStr Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
title_full_unstemmed Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
title_sort Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística
author Franco, Mafalda
author_facet Franco, Mafalda
Balça, Ângela
author_role author
author2 Balça, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Mafalda
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Expressões Artísticas
Escola
Educação literária
Educação artística
topic Literatura infantil
Expressões Artísticas
Escola
Educação literária
Educação artística
description Este estudo aborda a relação entre literatura infantil e expressões artísticas na escola; entre a educação literária e a educação artística. Os principais objetivos do estudo foram: dar a conhecer autores, ilustradores e textos de literatura para a infância; promover a formação do leitor literário; promover às crianças a relação entre a literatura e as expressões artísticas; promover a formação cultural e artística das crianças. Para este estudo convocamos a metodologia da investigação-ação e ele foi desenvolvido com crianças que frequentavam o 2.º ano do ensino básico. Os resultados do estudo permitiram-nos concluir que um trabalho que relacione, na escola, a literatura para a infância e as expressões artísticas proporciona às crianças o prazer e o gosto pela leitura; estimula a imaginação e a criatividade; desenvolve a construção de um leitor crítico; possibilita o estabelecimento de relações entre o texto literário, as ilustrações e as expressões artísticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-04T12:15:55Z
2019-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23842
http://hdl.handle.net/10174/23842
url http://hdl.handle.net/10174/23842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educar em Revista, v. 34, n. 72, p. 77-93 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62762
publisher.none.fl_str_mv Educar em Revista, v. 34, n. 72, p. 77-93 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62762
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136628347764736