Luta pela instrução e disputas políticas em Portugal na segunda metade do século XIX: a escola para meninas na freguesia de São Vicente de Pereira, Município de Ovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Neto, Wenceslau
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Justino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46748
Resumo: Neste estudo aborda-se o processo de criação de uma escola para o género feminino, na freguesia de Pereira do concelho de Ovar, oferecida por um empresário local. O benemérito era o empresário João Rodrigues de Oliveira Santos, regressado do Brasil e dono de uma fábrica de chapéus, naquela freguesia. O processo teve início em 1873, mas arrastouse por vários anos, envolvendo autoridades municipais e nacionais. O combate ao analfabetismo, em Portugal, envolvia esforços das autoridades políticas, mas mereceu o contributo de entidades e individualidades civis, abrindo escolas. A criação de escolas estava regulamentada e obedecia a um conjunto de princípios e requisitos formais, que haviam sido consignados por Portaria de 1866, quando da aceitação e execução do legado Conde Ferreira. No caso, em estudo, observa-se uma controvérsia entre os intervenientes, que assumiu contornos de disputa entre facções políticas, nos planos local e estatal, como comprovam fontes oficiosas e depoimentos da imprensa local.This study looks at the process of creating a school for female pupils in the parish of Pereira in the municipality of Ovar under the patronage of a local businessman. The benefactor was the local businessman João Rodrigues de Oliveira Santos, a hat factory owner returned from Brazil. The process began in 1873, but was held up for several years, with local and national authorities drawn into the debate. The fight against illiteracy in Portugal was led by the efforts of the political authorities, but received vital support from civil society organisations and individuals who opened new schools across the country. The creation of schools was regulated and subject to a set of principles and formal requirements introduced under the Ordinance of 1866, when the Conde Ferreira legacy was accepted and executed. This study examines the political controversy surrounding the attempt to open a school for girls in Pereira, as chronicled by unofficial sources and the local press of the time.
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spelling Luta pela instrução e disputas políticas em Portugal na segunda metade do século XIX: a escola para meninas na freguesia de São Vicente de Pereira, Município de OvarThe Struggle for Education and Political Disputes in Portugal during the Second Half of the 19th Century: the Girls’ School in the Village of São Vicente de Pereira, Municipality of OvarLoita pola instrución e disputas políticas en Portugal na segunda metade do século XIX: a escola para nenas na freiguesía de San Vicente de Pereira, Municipio de OvarEducação e municípiosAnalfabetismoInstruçãoCriação de escolasMunicípio de OvarEducation and local governmentIlliteracyEducationCreation of schoolsMunicipality of OvarNeste estudo aborda-se o processo de criação de uma escola para o género feminino, na freguesia de Pereira do concelho de Ovar, oferecida por um empresário local. O benemérito era o empresário João Rodrigues de Oliveira Santos, regressado do Brasil e dono de uma fábrica de chapéus, naquela freguesia. O processo teve início em 1873, mas arrastouse por vários anos, envolvendo autoridades municipais e nacionais. O combate ao analfabetismo, em Portugal, envolvia esforços das autoridades políticas, mas mereceu o contributo de entidades e individualidades civis, abrindo escolas. A criação de escolas estava regulamentada e obedecia a um conjunto de princípios e requisitos formais, que haviam sido consignados por Portaria de 1866, quando da aceitação e execução do legado Conde Ferreira. No caso, em estudo, observa-se uma controvérsia entre os intervenientes, que assumiu contornos de disputa entre facções políticas, nos planos local e estatal, como comprovam fontes oficiosas e depoimentos da imprensa local.This study looks at the process of creating a school for female pupils in the parish of Pereira in the municipality of Ovar under the patronage of a local businessman. The benefactor was the local businessman João Rodrigues de Oliveira Santos, a hat factory owner returned from Brazil. The process began in 1873, but was held up for several years, with local and national authorities drawn into the debate. The fight against illiteracy in Portugal was led by the efforts of the political authorities, but received vital support from civil society organisations and individuals who opened new schools across the country. The creation of schools was regulated and subject to a set of principles and formal requirements introduced under the Ordinance of 1866, when the Conde Ferreira legacy was accepted and executed. This study examines the political controversy surrounding the attempt to open a school for girls in Pereira, as chronicled by unofficial sources and the local press of the time.This study looks at the process of creating a school for female pupils in the parish of Pereira in the municipality of Ovar under the patronage of a local businessman. The benefactor was the local businessman João Rodrigues de Oliveira Santos, a hat factory owner returned from Brazil. The process began in 1873, but was held up for several years, with local and national authorities drawn into the debate. The fight against illiteracy in Portugal was led by the efforts of the political authorities, but received vital support from civil society organisations and individuals who opened new schools across the country. The creation of schools was regulated and subject to a set of principles and formal requirements introduced under the Ordinance of 1866, when the Conde Ferreira legacy was accepted and executed. This study examines the political controversy surrounding the attempt to open a school for girls in Pereira, as chronicled by unofficial sources and the local press of the time.Universidade da CoruñaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves Neto, WenceslauMagalhães, Justino2021-03-09T16:22:52Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46748porGonçalves Neto, W., & Magalhães, J. (2019). Luta pela instrução e disputas políticas em Portugal na segunda metade do século XIX: a escola para meninas na freguesia de São Vicente de Pereira, Município de Ovar. Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 23, 51-69. https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5878https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.58782659-9589info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:40.816396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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