Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Luciana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Inês, Pereira, Luísa Álvares, Barbeiro, Luís Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430
Resumo: O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação.
id RCAP_cbda7ce5ad878c55b19971e82a76e5c9
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/17430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensinoO presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430Indagatio Didactica; Vol 12 No 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; Vol. 12 No 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 2 (2020); 1-111647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430/12438Graça, LucianaCardoso, InêsPereira, Luísa ÁlvaresBarbeiro, Luís Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:18:38Zoai:proa.ua.pt:article/17430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:24.681507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
title Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
spellingShingle Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
Graça, Luciana
title_short Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
title_full Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
title_fullStr Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
title_full_unstemmed Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
title_sort Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
author Graça, Luciana
author_facet Graça, Luciana
Cardoso, Inês
Pereira, Luísa Álvares
Barbeiro, Luís Filipe
author_role author
author2 Cardoso, Inês
Pereira, Luísa Álvares
Barbeiro, Luís Filipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Luciana
Cardoso, Inês
Pereira, Luísa Álvares
Barbeiro, Luís Filipe
description O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430
https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430
url https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430/12438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 12 No 2 (2020); 1-11
Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 1-11
Indagatio Didactica; Vol. 12 No 2 (2020); 1-11
Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 2 (2020); 1-11
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133572266721280