Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430 |
Resumo: | O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação. |
id |
RCAP_cbda7ce5ad878c55b19971e82a76e5c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/17430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensinoO presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430Indagatio Didactica; Vol 12 No 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; Vol. 12 No 2 (2020); 1-11Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 2 (2020); 1-111647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430/12438Graça, LucianaCardoso, InêsPereira, Luísa ÁlvaresBarbeiro, Luís Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:18:38Zoai:proa.ua.pt:article/17430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:24.681507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
title |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
spellingShingle |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino Graça, Luciana |
title_short |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
title_full |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
title_fullStr |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
title_sort |
Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino |
author |
Graça, Luciana |
author_facet |
Graça, Luciana Cardoso, Inês Pereira, Luísa Álvares Barbeiro, Luís Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Inês Pereira, Luísa Álvares Barbeiro, Luís Filipe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Luciana Cardoso, Inês Pereira, Luísa Álvares Barbeiro, Luís Filipe |
description |
O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430 https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430/12438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 12 No 2 (2020); 1-11 Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 1-11 Indagatio Didactica; Vol. 12 No 2 (2020); 1-11 Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 2 (2020); 1-11 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133572266721280 |