A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Denise Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12020
Resumo: A inovação é um fenómeno presente desde os primórdios das civilizações humanas, onde na procura de melhor formas de qualidade de vida, a consequente evolução fomentava transformações radicais. Ainda nos dias de hoje a inovação é algo que a humanidade pretende sempre alcançar e ambiciona melhorar tudo o que a rodeia. A competitividade vem assim como determinante de inovação, como esta também leva a ambientes competitivos em todos os setores e, o do turismo não é exceção. Como tal, esta presente investigação tem como finalidade o estudo do comportamento inovador das unidades hoteleiras de luxo, da cidade de Barcelona, para uma melhor perceção da importância do fenómeno no ganho de vantagens competitivas sustentáveis. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 13 gestores de entidades hoteleiras de luxo da cidade de Barcelona. Através da análise de conteúdo das entrevistas foram alcançados os objetivos elaborados para esta dissertação. Como tal, percebeu-se que, apesar da inovação no setor não apresentar elevados níveis de radicalidade, e algumas falhas práticas a nível da compreensão e implementação da inovação nos hotéis, os resultados do estudo conferem a importância da inovação no segmento de luxo da hotelaria. Ou seja, o papel da inovação mostra-se diretamente relacionado com vantagens competitivas sobre a concorrência.
id RCAP_cbdc8660c4fcdb946ca4d07d5e160cb0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxoGestão do turismo - Teses de mestradoInovaçãoHotéis - Barcelona (Espanha)CompetitividadeA inovação é um fenómeno presente desde os primórdios das civilizações humanas, onde na procura de melhor formas de qualidade de vida, a consequente evolução fomentava transformações radicais. Ainda nos dias de hoje a inovação é algo que a humanidade pretende sempre alcançar e ambiciona melhorar tudo o que a rodeia. A competitividade vem assim como determinante de inovação, como esta também leva a ambientes competitivos em todos os setores e, o do turismo não é exceção. Como tal, esta presente investigação tem como finalidade o estudo do comportamento inovador das unidades hoteleiras de luxo, da cidade de Barcelona, para uma melhor perceção da importância do fenómeno no ganho de vantagens competitivas sustentáveis. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 13 gestores de entidades hoteleiras de luxo da cidade de Barcelona. Através da análise de conteúdo das entrevistas foram alcançados os objetivos elaborados para esta dissertação. Como tal, percebeu-se que, apesar da inovação no setor não apresentar elevados níveis de radicalidade, e algumas falhas práticas a nível da compreensão e implementação da inovação nos hotéis, os resultados do estudo conferem a importância da inovação no segmento de luxo da hotelaria. Ou seja, o papel da inovação mostra-se diretamente relacionado com vantagens competitivas sobre a concorrência.Innovation has been a present phenomenon since early human civilizations, where the constant look for better life quality, the inevitable evolution fomented radical transformations. Even now-adays, innovation is something that all mankind are constantly trying to achieve, in a way to ambitiously improve everything that surrounds them. Therefore, competitive environments are determinants to innovation, as this is also a factor that leads to competitive environments in all existing sectors, consequently the tourism sector is not an exception. This investigation has the aim to study the innovative behavior of luxury hotels, of Barcelona, to get a better perception of the value of the phenomenon in the gain of sustainable competitive advantages. To do so, semi structured interviews were realized to 13 managers of luxury hotels in the city of Barcelona. Through content analysis of those interviews, the goals of the present study were achieved. Therefore, it was realized that, even though innovation in the tourism sector doesn’t present high levels of radical transformations, as well as some practical flaws in the understanding and implementation forms of innovation in hotels. The present results show that it is an important factor in luxury hotels, concerning its role in the gain of competitive advantages over the competition.Universidade de Aveiro2014-03-28T16:10:55Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12020TID:201565986porMartins, Andreia Denise Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:46Zoai:ria.ua.pt:10773/12020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:17.107558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
title A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
spellingShingle A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
Martins, Andreia Denise Oliveira
Gestão do turismo - Teses de mestrado
Inovação
Hotéis - Barcelona (Espanha)
Competitividade
title_short A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
title_full A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
title_fullStr A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
title_full_unstemmed A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
title_sort A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
author Martins, Andreia Denise Oliveira
author_facet Martins, Andreia Denise Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andreia Denise Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo - Teses de mestrado
Inovação
Hotéis - Barcelona (Espanha)
Competitividade
topic Gestão do turismo - Teses de mestrado
Inovação
Hotéis - Barcelona (Espanha)
Competitividade
description A inovação é um fenómeno presente desde os primórdios das civilizações humanas, onde na procura de melhor formas de qualidade de vida, a consequente evolução fomentava transformações radicais. Ainda nos dias de hoje a inovação é algo que a humanidade pretende sempre alcançar e ambiciona melhorar tudo o que a rodeia. A competitividade vem assim como determinante de inovação, como esta também leva a ambientes competitivos em todos os setores e, o do turismo não é exceção. Como tal, esta presente investigação tem como finalidade o estudo do comportamento inovador das unidades hoteleiras de luxo, da cidade de Barcelona, para uma melhor perceção da importância do fenómeno no ganho de vantagens competitivas sustentáveis. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 13 gestores de entidades hoteleiras de luxo da cidade de Barcelona. Através da análise de conteúdo das entrevistas foram alcançados os objetivos elaborados para esta dissertação. Como tal, percebeu-se que, apesar da inovação no setor não apresentar elevados níveis de radicalidade, e algumas falhas práticas a nível da compreensão e implementação da inovação nos hotéis, os resultados do estudo conferem a importância da inovação no segmento de luxo da hotelaria. Ou seja, o papel da inovação mostra-se diretamente relacionado com vantagens competitivas sobre a concorrência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-03-28T16:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12020
TID:201565986
url http://hdl.handle.net/10773/12020
identifier_str_mv TID:201565986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137534455840768