Estratégias potenciadoras do questionamento em ciências naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10070 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar os tipos de perguntas escritas formuladas por alunos do 9º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais, a partir de três contextos potenciadores do questionamento dos alunos, a fim de averiguar o nível cognitivo das perguntas formuladas em cada um destes contextos. Pretende-se ainda (i) constatar se existem, ou não, contextos capazes de conduzir à formulação de uma maior quantidade de perguntas de alto nível cognitivo e (ii) verificar de que forma o ensino dos alunos na formulação de perguntas conduz a uma maior facilidade na sua redação e a um aumento do nível cognitivo dessas mesmas perguntas. Utilizou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Foram recolhidas todas as perguntas escritas formuladas pelos alunos nos três contextos estudados (visualização de um filme, realização de um trabalho laboratorial e leitura de um texto de ciências). Não se identificou uma relação direta entre tipo de contexto e nível das perguntas formuladas a partir dele. No entanto houve uma diminuição da percentagem de perguntas escritas de baixo nível cognitivo, ao longo dos três contextos, tendo a percentagem perguntas de alto nível cognitivo aumentado. Assim, os resultados sugerem que perante estratégias de questionamento que estimulem os alunos à formulação de perguntas escritas, os mesmos são capazes de formular uma quantidade substancial de perguntas suscetíveis de conduzirem a aprendizagens de alto nível. Podemos ainda afirmar que, se forem dadas oportunidades aos alunos para desenvolverem competências de formulação de perguntas, os alunos, e de um modo especial os do ensino básico, irão formular uma maior quantidade de perguntas de elevado nível cognitivo. |
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Estratégias potenciadoras do questionamento em ciências naturaisEnsino das ciênciasTécnicas da aulaTécnicas pedagógicasTécnicas de interrogaçãoDesenvolvimento cognitivoEnsino básico 3º cicloEste estudo pretende analisar os tipos de perguntas escritas formuladas por alunos do 9º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais, a partir de três contextos potenciadores do questionamento dos alunos, a fim de averiguar o nível cognitivo das perguntas formuladas em cada um destes contextos. Pretende-se ainda (i) constatar se existem, ou não, contextos capazes de conduzir à formulação de uma maior quantidade de perguntas de alto nível cognitivo e (ii) verificar de que forma o ensino dos alunos na formulação de perguntas conduz a uma maior facilidade na sua redação e a um aumento do nível cognitivo dessas mesmas perguntas. Utilizou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Foram recolhidas todas as perguntas escritas formuladas pelos alunos nos três contextos estudados (visualização de um filme, realização de um trabalho laboratorial e leitura de um texto de ciências). Não se identificou uma relação direta entre tipo de contexto e nível das perguntas formuladas a partir dele. No entanto houve uma diminuição da percentagem de perguntas escritas de baixo nível cognitivo, ao longo dos três contextos, tendo a percentagem perguntas de alto nível cognitivo aumentado. Assim, os resultados sugerem que perante estratégias de questionamento que estimulem os alunos à formulação de perguntas escritas, os mesmos são capazes de formular uma quantidade substancial de perguntas suscetíveis de conduzirem a aprendizagens de alto nível. Podemos ainda afirmar que, se forem dadas oportunidades aos alunos para desenvolverem competências de formulação de perguntas, os alunos, e de um modo especial os do ensino básico, irão formular uma maior quantidade de perguntas de elevado nível cognitivo.This work intends to analyze the written questions asked by 9th grade students in three different question-promoting contexts in the subject of Natural Sciences, in order to assess the cognitive level of each question. It is also aimed at (i) determining if a specific context can promote higher level questions and (ii) checking if teaching strategies can positively lead to the way students write those questions and lead to a developing cognitive level. For this purpose, a qualitative research was implemented. The students’ written questions in the three contexts (watching a movie, performing laboratory work and reading a science text) were collected. A close relationship between the type of context and the level of the students’ questions was not found. Nevertheless, the percentage of low-level cognitive questions has decreased throughout the three contexts while the percentage of high-level questions has increased. This way, the outcomes suggest that questioning strategies which encourage students to formulate written questions will also enable them to ask a substantial amount of questions likely to lead to a high-level learning. It can also be stated that if students, mainly elementary students, are given the opportunity to develop questioning skills, they will also be able to ask a greater number of high-level questions.Universidade de Aveiro2013-04-03T13:55:08Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10070porCoutinho, Maria João de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:45:15Zoai:ria.ua.pt:10773/10070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:45:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo pretende analisar os tipos de perguntas escritas formuladas por alunos do 9º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais, a partir de três contextos potenciadores do questionamento dos alunos, a fim de averiguar o nível cognitivo das perguntas formuladas em cada um destes contextos. Pretende-se ainda (i) constatar se existem, ou não, contextos capazes de conduzir à formulação de uma maior quantidade de perguntas de alto nível cognitivo e (ii) verificar de que forma o ensino dos alunos na formulação de perguntas conduz a uma maior facilidade na sua redação e a um aumento do nível cognitivo dessas mesmas perguntas. Utilizou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Foram recolhidas todas as perguntas escritas formuladas pelos alunos nos três contextos estudados (visualização de um filme, realização de um trabalho laboratorial e leitura de um texto de ciências). Não se identificou uma relação direta entre tipo de contexto e nível das perguntas formuladas a partir dele. No entanto houve uma diminuição da percentagem de perguntas escritas de baixo nível cognitivo, ao longo dos três contextos, tendo a percentagem perguntas de alto nível cognitivo aumentado. Assim, os resultados sugerem que perante estratégias de questionamento que estimulem os alunos à formulação de perguntas escritas, os mesmos são capazes de formular uma quantidade substancial de perguntas suscetíveis de conduzirem a aprendizagens de alto nível. Podemos ainda afirmar que, se forem dadas oportunidades aos alunos para desenvolverem competências de formulação de perguntas, os alunos, e de um modo especial os do ensino básico, irão formular uma maior quantidade de perguntas de elevado nível cognitivo. |
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