Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11233 |
Resumo: | O objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver. |
id |
RCAP_cbe4b27e8d0cfc2ab2e255d368a2a64c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPSTrajectórias escolaresTransiçõesEnsino secundárioEnsino superiorPolitécnicoSchool pathsTransitionsSecondary educationHigher educationPolytechnicO objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver.Abstract The main study object of this project focuses on the transition processes between secondary and higher education, particularly considering the specific context of Polytechnic Institute of Santarém (IPS). In order to do so, it applied a survey to the 1st year students of the Institute. This way, a social characterization of the recruitment and school paths of the students was attempted and an analysis of focusing on how students choose the subjects/matters they want to develop too.RCIPLMartins, Susana da CruzCampos, Joana2020-03-12T10:13:33Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11233porMartins, Susana Cruz e Joana Campos (2005), “Entre o secundário e o superior. Trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS”, Interacções, nº 1, 125-1481646-2335https://doi.org/10.25755/int.285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:31.498129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
title |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
spellingShingle |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS Martins, Susana da Cruz Trajectórias escolares Transições Ensino secundário Ensino superior Politécnico School paths Transitions Secondary education Higher education Polytechnic |
title_short |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
title_full |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
title_fullStr |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
title_full_unstemmed |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
title_sort |
Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS |
author |
Martins, Susana da Cruz |
author_facet |
Martins, Susana da Cruz Campos, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Susana da Cruz Campos, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajectórias escolares Transições Ensino secundário Ensino superior Politécnico School paths Transitions Secondary education Higher education Polytechnic |
topic |
Trajectórias escolares Transições Ensino secundário Ensino superior Politécnico School paths Transitions Secondary education Higher education Polytechnic |
description |
O objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2020-03-12T10:13:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11233 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Susana Cruz e Joana Campos (2005), “Entre o secundário e o superior. Trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS”, Interacções, nº 1, 125-148 1646-2335 https://doi.org/10.25755/int.285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133462223912960 |