Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Susana da Cruz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Campos, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11233
Resumo: O objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver.
id RCAP_cbe4b27e8d0cfc2ab2e255d368a2a64c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPSTrajectórias escolaresTransiçõesEnsino secundárioEnsino superiorPolitécnicoSchool pathsTransitionsSecondary educationHigher educationPolytechnicO objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver.Abstract The main study object of this project focuses on the transition processes between secondary and higher education, particularly considering the specific context of Polytechnic Institute of Santarém (IPS). In order to do so, it applied a survey to the 1st year students of the Institute. This way, a social characterization of the recruitment and school paths of the students was attempted and an analysis of focusing on how students choose the subjects/matters they want to develop too.RCIPLMartins, Susana da CruzCampos, Joana2020-03-12T10:13:33Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11233porMartins, Susana Cruz e Joana Campos (2005), “Entre o secundário e o superior. Trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS”, Interacções, nº 1, 125-1481646-2335https://doi.org/10.25755/int.285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:31.498129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
title Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
spellingShingle Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
Martins, Susana da Cruz
Trajectórias escolares
Transições
Ensino secundário
Ensino superior
Politécnico
School paths
Transitions
Secondary education
Higher education
Polytechnic
title_short Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
title_full Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
title_fullStr Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
title_full_unstemmed Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
title_sort Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS
author Martins, Susana da Cruz
author_facet Martins, Susana da Cruz
Campos, Joana
author_role author
author2 Campos, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Susana da Cruz
Campos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Trajectórias escolares
Transições
Ensino secundário
Ensino superior
Politécnico
School paths
Transitions
Secondary education
Higher education
Polytechnic
topic Trajectórias escolares
Transições
Ensino secundário
Ensino superior
Politécnico
School paths
Transitions
Secondary education
Higher education
Polytechnic
description O objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2020-03-12T10:13:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11233
url http://hdl.handle.net/10400.21/11233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Susana Cruz e Joana Campos (2005), “Entre o secundário e o superior. Trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS”, Interacções, nº 1, 125-148
1646-2335
https://doi.org/10.25755/int.285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133462223912960