Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Andreia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Maria Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8874
Resumo: O declínio da fecundidade e a sua manutenção em níveis abaixo do limiar de substituição das gerações, e o inerente envelhecimento populacional, com tendência   crescente, têm feito destacar a importância dos   movimentos migratórios internacionais sobre a estrutura   etária dos países desenvolvidos. Bongaarts (2009) e Coleman e Scherbov (2005)  assinalam que a imigração tem sido a força motriz do crescimento populacional,   inclusive com maior peso demográfico que a fecundidade.   Os nossos objetivos foram perceber a importância da   imigração internacional sobre a formação  da estrutura populacional  de Portugal e Espanha,  e estimar o possível impacto que a quebra da fecundidade em termos globais, nomeadamente, nos "países provedores" de imigrantes, poderá  ter  sobre  aqueles países. Pretende-­se, ainda, prever os efeitos que a atual crise económica e o aumento das taxas de desemprego no Sul Ibérico possam vir a ter na intensidade e atratividade de imigrantes internacionais, especialmente no caso das mulheres, bem como nas possíveis alterações na direção dos fluxos migratórios. A nível metodológico utilizar-­se-á estatística descritiva, com cálculos de indicadores demográficos com base em dados obtidos através do World Population Prospects e do Eurostat.      
id RCAP_cbea742e3226412faa55387fb502ee6f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul IbéricoImigraçãoFecundidadeenvelhecimento populacionalestrutura etáriaSul IbéricoO declínio da fecundidade e a sua manutenção em níveis abaixo do limiar de substituição das gerações, e o inerente envelhecimento populacional, com tendência   crescente, têm feito destacar a importância dos   movimentos migratórios internacionais sobre a estrutura   etária dos países desenvolvidos. Bongaarts (2009) e Coleman e Scherbov (2005)  assinalam que a imigração tem sido a força motriz do crescimento populacional,   inclusive com maior peso demográfico que a fecundidade.   Os nossos objetivos foram perceber a importância da   imigração internacional sobre a formação  da estrutura populacional  de Portugal e Espanha,  e estimar o possível impacto que a quebra da fecundidade em termos globais, nomeadamente, nos "países provedores" de imigrantes, poderá  ter  sobre  aqueles países. Pretende-­se, ainda, prever os efeitos que a atual crise económica e o aumento das taxas de desemprego no Sul Ibérico possam vir a ter na intensidade e atratividade de imigrantes internacionais, especialmente no caso das mulheres, bem como nas possíveis alterações na direção dos fluxos migratórios. A nível metodológico utilizar-­se-á estatística descritiva, com cálculos de indicadores demográficos com base em dados obtidos através do World Population Prospects e do Eurostat.      Associação Portuguesa de Sociologia2013-10-17T10:00:08Z2013-10-172012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8874http://hdl.handle.net/10174/8874porMaciel, A., Mendes, M. F., 2012. “Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia, Lisboa.978-989-97981-0-6http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0286_ed.pdfSOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsamaciel@uevora.ptmmendes@uevora.pt631Maciel, AndreiaMendes, Maria Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:05.127687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
title Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
spellingShingle Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
Maciel, Andreia
Imigração
Fecundidade
envelhecimento populacional
estrutura etária
Sul Ibérico
title_short Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
title_full Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
title_fullStr Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
title_full_unstemmed Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
title_sort Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico
author Maciel, Andreia
author_facet Maciel, Andreia
Mendes, Maria Filomena
author_role author
author2 Mendes, Maria Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Andreia
Mendes, Maria Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Fecundidade
envelhecimento populacional
estrutura etária
Sul Ibérico
topic Imigração
Fecundidade
envelhecimento populacional
estrutura etária
Sul Ibérico
description O declínio da fecundidade e a sua manutenção em níveis abaixo do limiar de substituição das gerações, e o inerente envelhecimento populacional, com tendência   crescente, têm feito destacar a importância dos   movimentos migratórios internacionais sobre a estrutura   etária dos países desenvolvidos. Bongaarts (2009) e Coleman e Scherbov (2005)  assinalam que a imigração tem sido a força motriz do crescimento populacional,   inclusive com maior peso demográfico que a fecundidade.   Os nossos objetivos foram perceber a importância da   imigração internacional sobre a formação  da estrutura populacional  de Portugal e Espanha,  e estimar o possível impacto que a quebra da fecundidade em termos globais, nomeadamente, nos "países provedores" de imigrantes, poderá  ter  sobre  aqueles países. Pretende-­se, ainda, prever os efeitos que a atual crise económica e o aumento das taxas de desemprego no Sul Ibérico possam vir a ter na intensidade e atratividade de imigrantes internacionais, especialmente no caso das mulheres, bem como nas possíveis alterações na direção dos fluxos migratórios. A nível metodológico utilizar-­se-á estatística descritiva, com cálculos de indicadores demográficos com base em dados obtidos através do World Population Prospects e do Eurostat.      
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-17T10:00:08Z
2013-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8874
http://hdl.handle.net/10174/8874
url http://hdl.handle.net/10174/8874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maciel, A., Mendes, M. F., 2012. “Contributo das migrações internacionais na alteração da estrutura etária do Sul Ibérico”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia, Lisboa.
978-989-97981-0-6
http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0286_ed.pdf
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
amaciel@uevora.pt
mmendes@uevora.pt
631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552842521575424