A presença da Agência Lusa na Imprensa Digital em Portugal: A repetição das notícias de agência na internet - Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Steve Alexandre Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93383
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
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spelling A presença da Agência Lusa na Imprensa Digital em Portugal: A repetição das notícias de agência na internet - Estudo de CasoThe impact of Agência Lusa on the digital press in Portugal: The repetition of agency news on the internet - Study CaseNews agenciesLusa AgencyJournalismInternetCommunicationAgências de NotíciasAgência LusaJornalismoInternetComunicaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasNuma era marcada pelo desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação tiveram de se adaptar a uma contínua evolução do mercado para não deixarem de ser competitivos e continuarem a oferecer garantias de continuidade. A incontornável transição para o digital trouxe consigo novas ferramentas tecnológicas aplicadas às rotinas jornalísticas. A adaptação às novas ferramentas de trabalho obrigou a uma rápida alteração metodológica, e as potencialidades utilitárias continuam ainda hoje longe de estar completamente exploradas. O contexto digital alterou por completo a produção dos meios de comunicação ditos tradicionais e originou a criação de novos projetos jornalísticos, cuja existência seria impossível sem a alavancagem tecnológica. A projeção e expansão de conteúdo informativo passou a ser mais ágil e dinâmica através da internet, abrindo um mundo de possibilidades. Como consequência, o consumo de informação aumentou e os órgãos de comunicação foram confrontados com a necessidade de aumentar o volume informativo. Passou a ser necessário produzir uma maior quantidade de notícias para alimentar as páginas online e muitas viram-se obrigadas a recorrer às agências de notícias, que adaptaram os seus serviços de forma a poderem responder adequadamente à procura do mercado. As agências de notícias começaram a conquistar o seu espaço na produção de conteúdos para as páginas online ao oferecerem uma maior e mais variada cobertura da agenda mediática. Ao não conseguirem alcançar a cobertura pretendida, muitos dos meios de comunicação digitais tornaram-se dependentes do serviço de agência para garantirem a distribuição noticiosa desejada. Este trabalho compromete-se a analisar a influência da Agência Lusa no contexto mediático português através da análise de notícias provenientes da agência repetidas integralmente no noticiário online. Durante 20 dias (referentes ao mês de julho de 2019) foram analisadas 100 notícias da Lusa na internet de forma a poder comprovar o seu padrão repetitivo. Uma vez realizada a análise, foi possível concluir que existe de facto um padrão repetitivo nas páginas portuguesas de notícias online em relação às notícias provenientes da agência. Cinquenta por cento das notícias analisadas repete-se entre três e quatro vezes, o que comprova de forma inequívoca o objetivo do nosso trabalho.In an era marked by technological development, the media had to adapt to continual market developments so as to remain competitive and continue to offer guarantees of continuity. The unavoidable transition to digital has brought with it new technological tools applied to journalistic routines. Adaptation to new work tools has required rapid methodological change, and the utilitarian potential remains far from being fully exploited today.The digital context completely changed the production of the so-called traditional media and led to the creation of new journalistic projects, the existence of which would be impossible without technological leverage. The projection and expansion of informative content has become more agile and dynamic through the internet, opening a world of possibilities.As a result, information consumption has increased and the media have been confronted with the need to increase information volume. More news became necessary to feed online pages, and many were forced to turn to news agencies, which adapted their services so that they could respond adequately to market demand.News agencies have begun to gain ground in producing content for online pages by offering more and more varied coverage of the media agenda. Failing to achieve the desired coverage, many of the digital media became dependent on the agency service to secure the desired news distribution.This paper undertakes to analyze the influence of Agência Lusa in the Portuguese media context through the analysis of news from the agency repeated entirely in the online news. During 20 days (referring to the month of July 2019) 100 Lusa news were analyzed on the internet in order to prove its repetitive pattern.Once the analysis was performed, it was concluded that there is indeed a repetitive pattern on the Portuguese online news pages in relation to the news coming from the agency. Fifty per cent of the news analyzed repeats between three and four times, which unequivocally proves the purpose of our work.2019-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93383http://hdl.handle.net/10316/93383TID:202386147pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Steve Alexandre Ribeiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:43:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:20.557684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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