A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, António
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Aníbal, Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1394
Resumo: O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.
id RCAP_cc4cfdd8b6f1d93c6f81c6d7bfdfd9df
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em PortugalEDUCAÇÃOGLOBALIZAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAPORTUGALEDUCATIONGLOBALISATIONEDUCATIONAL POLICYO artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.This article offers a reflection on the Portuguese Educational policies and on the discourses which justify them in a period of integration in the European Space, specially in a democratic framing after the Revolution of 1974. It identifies a gradual importance given to the role of the educational system for the economic development. An empirical analysis of the key words in the speeches on education after 1980 explores the existence of a hybrid character that links a contructivist-like orientation in a critical perspective to apologetic discourses of efficiency that associate the utility of education with economic productivity. The article argues that the national context and the meaning it confers to the global modernization model explain why the tendency for the homogeneous model is mitigated by emancipating proposalsEdições Universitárias Lusófonas2011-11-03T14:30:12Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1394por1646-401XTeodoro, AntónioAníbal, Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:26.700335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
title A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
spellingShingle A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
Teodoro, António
EDUCAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
PORTUGAL
EDUCATION
GLOBALISATION
EDUCATIONAL POLICY
title_short A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
title_full A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
title_fullStr A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
title_full_unstemmed A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
title_sort A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
author Teodoro, António
author_facet Teodoro, António
Aníbal, Graça
author_role author
author2 Aníbal, Graça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, António
Aníbal, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
PORTUGAL
EDUCATION
GLOBALISATION
EDUCATIONAL POLICY
topic EDUCAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
PORTUGAL
EDUCATION
GLOBALISATION
EDUCATIONAL POLICY
description O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-11-03T14:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1394
url http://hdl.handle.net/10437/1394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309735849984