Educação Sexual em Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7472 |
Resumo: | A educação sexual em meio escolar, destinada a todos os estabelecimentos dos ensinos básico e secundário, ao adquirir caráter obrigatório, veio confrontar os actores destes contextos educativos com uma nova realidade, como passar do legislado à prática. Optou-se pela metodologia da investigação-acção. Procedeu-se na 1ª fase, fase diagnóstica, à aplicação de um conjunto de instrumentos dos quais destacamos a entrevista e o questionário: avaliação de atitudes dos professores face á Educação sexual (QAAPES)1 (Reis, Vilar: 2002); concepções e práticas face à Educação sexual – versão para professores e versão para pais2 (Lourenço: 2007); percepção dos alunos 2º ciclo acerca da educação sexual (Batanete, Lopes: 2009). Na primeira fase do processo os resultados permitiram-nos constatar o reconhecimento, pelos diversos actores, da educação sexual na escola como uma necessidade explícita. Na opinião dos jovens esta deve ser uma acção conjunta de professores, profissionais de saúde e pais e deveria ser abordada numa disciplina obrigatória. Os professores entendem que diz respeito a todos os professores, que deve ser transversal mas ter um programa definido para cada área curricular disciplinar e não disciplinar, planificada, de forma sistemática, em cada Conselho de Turma. Para estes a principal finalidade da educação sexual é desenvolver as competências dos alunos para que consigam viver a sua sexualidade de uma forma mais saudável. Para os pais a principal finalidade é prevenir situações graves como gravidez na adolescência e SIDA e deveria ser desenvolvida por especialistas na temática, numa disciplina obrigatória. Os enfermeiros consideram que deve ser transversal às várias disciplinas, resultar de uma acção conjunta de professores, técnicos de saúde e família e tem como finalidade desenvolver os conhecimentos e as competências nos alunos. |
id |
RCAP_cc598e748a8052e72d6bdb799997173b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Sexual em Contexto EscolarEducação sexualJovensA educação sexual em meio escolar, destinada a todos os estabelecimentos dos ensinos básico e secundário, ao adquirir caráter obrigatório, veio confrontar os actores destes contextos educativos com uma nova realidade, como passar do legislado à prática. Optou-se pela metodologia da investigação-acção. Procedeu-se na 1ª fase, fase diagnóstica, à aplicação de um conjunto de instrumentos dos quais destacamos a entrevista e o questionário: avaliação de atitudes dos professores face á Educação sexual (QAAPES)1 (Reis, Vilar: 2002); concepções e práticas face à Educação sexual – versão para professores e versão para pais2 (Lourenço: 2007); percepção dos alunos 2º ciclo acerca da educação sexual (Batanete, Lopes: 2009). Na primeira fase do processo os resultados permitiram-nos constatar o reconhecimento, pelos diversos actores, da educação sexual na escola como uma necessidade explícita. Na opinião dos jovens esta deve ser uma acção conjunta de professores, profissionais de saúde e pais e deveria ser abordada numa disciplina obrigatória. Os professores entendem que diz respeito a todos os professores, que deve ser transversal mas ter um programa definido para cada área curricular disciplinar e não disciplinar, planificada, de forma sistemática, em cada Conselho de Turma. Para estes a principal finalidade da educação sexual é desenvolver as competências dos alunos para que consigam viver a sua sexualidade de uma forma mais saudável. Para os pais a principal finalidade é prevenir situações graves como gravidez na adolescência e SIDA e deveria ser desenvolvida por especialistas na temática, numa disciplina obrigatória. Os enfermeiros consideram que deve ser transversal às várias disciplinas, resultar de uma acção conjunta de professores, técnicos de saúde e família e tem como finalidade desenvolver os conhecimentos e as competências nos alunos.Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde2013-01-18T17:26:35Z2013-01-182012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7472http://hdl.handle.net/10174/7472porBatanete, Ermelinda Caldeira; Lopes, M. J. (2012). Educação Sexual em Contexto Escolar. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord).11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos.ISBN: 978-989-20-3167-5eb@uevora.ptmjl@uevora.pt11th International Conference on Social Representations745Batanete, Ermelinda CaldeiraLopes, M. J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:59.768127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
title |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
spellingShingle |
Educação Sexual em Contexto Escolar Batanete, Ermelinda Caldeira Educação sexual Jovens |
title_short |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
title_full |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
title_fullStr |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
title_sort |
Educação Sexual em Contexto Escolar |
author |
Batanete, Ermelinda Caldeira |
author_facet |
Batanete, Ermelinda Caldeira Lopes, M. J. |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, M. J. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batanete, Ermelinda Caldeira Lopes, M. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Jovens |
topic |
Educação sexual Jovens |
description |
A educação sexual em meio escolar, destinada a todos os estabelecimentos dos ensinos básico e secundário, ao adquirir caráter obrigatório, veio confrontar os actores destes contextos educativos com uma nova realidade, como passar do legislado à prática. Optou-se pela metodologia da investigação-acção. Procedeu-se na 1ª fase, fase diagnóstica, à aplicação de um conjunto de instrumentos dos quais destacamos a entrevista e o questionário: avaliação de atitudes dos professores face á Educação sexual (QAAPES)1 (Reis, Vilar: 2002); concepções e práticas face à Educação sexual – versão para professores e versão para pais2 (Lourenço: 2007); percepção dos alunos 2º ciclo acerca da educação sexual (Batanete, Lopes: 2009). Na primeira fase do processo os resultados permitiram-nos constatar o reconhecimento, pelos diversos actores, da educação sexual na escola como uma necessidade explícita. Na opinião dos jovens esta deve ser uma acção conjunta de professores, profissionais de saúde e pais e deveria ser abordada numa disciplina obrigatória. Os professores entendem que diz respeito a todos os professores, que deve ser transversal mas ter um programa definido para cada área curricular disciplinar e não disciplinar, planificada, de forma sistemática, em cada Conselho de Turma. Para estes a principal finalidade da educação sexual é desenvolver as competências dos alunos para que consigam viver a sua sexualidade de uma forma mais saudável. Para os pais a principal finalidade é prevenir situações graves como gravidez na adolescência e SIDA e deveria ser desenvolvida por especialistas na temática, numa disciplina obrigatória. Os enfermeiros consideram que deve ser transversal às várias disciplinas, resultar de uma acção conjunta de professores, técnicos de saúde e família e tem como finalidade desenvolver os conhecimentos e as competências nos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01T00:00:00Z 2013-01-18T17:26:35Z 2013-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7472 http://hdl.handle.net/10174/7472 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batanete, Ermelinda Caldeira; Lopes, M. J. (2012). Educação Sexual em Contexto Escolar. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord).11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5 eb@uevora.pt mjl@uevora.pt 11th International Conference on Social Representations 745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136504060051456 |